O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

A LIÇÃO DA VIDA


Deveríamos aprender a lição da vida.

Pois, embora a Eternidade pertença ao nosso verdadeiro Eu, é limitado o tempo de cada jornada; e, quando termina esse tempo, temos que abandonar na Terra tudo que aqui conseguimos.

Olhai ao vosso redor; vereis que tudo que vos cerca é efêmero. Nem os vossos amigos, nem os vossos amores, nem os vossos bens podereis levar, quando fordes chamados à Grande Viagem.

Esta é, sem dúvida, a maior lição que nos ensina a Vida. Porque nada levaremos deste mundo onde estamos, senão o Conhecimento que adquirirmos e as lembranças do que aqui vivermos.

Se assim é, estas são as nossas verdadeiras riquezas. E a maior sabedoria está em viver intensamente cada um dos nossos momentos, pois só eles nos trarão ensinamentos e lembranças.

Sensato é o homem capaz de encantar-se com o voo dos pássaros, que em bando ornamentam o céu azul; não aquele que amarga a frustração de não possuir as suas próprias asas.

Em verdade, na alma estão as nossas asas. Por isto, aquele que se encanta com os pássaros voará entre eles; enquanto o que se perde em sua mágoa coloca em seus pés pesados grilhões.

Entretanto, é a cada um que cabe fazer as próprias escolhas; eu apenas vos posso lembrar que o tempo é o capital que gastamos para comprar a felicidade ou o sofrimento. E não o poderemos repor.

Devemos temer o tempo: ele decerto levará em suas águas a nossa juventude, o vigor do nosso corpo, muitos dos nossos sonhos e as nossas alegrias. E finalmente nos trará o fim da jornada.

Porém, devemos confiar no tempo: ele também carregará todas as nossas tristezas e todas as dificuldades que enfrentarmos, fazendo cessar as nossas lágrimas e trazendo de volta os  nossos sorrisos.  

Esta, eu vos repito, é a maior lição que nos pode ensinar a Vida: nada é para sempre, senão aquilo que podemos guardar em nosso verdadeiro Eu. Porque é ele que reside na Mansão da Eternidade.

Tenhamos presente esta verdade; e nos encantaremos com tudo de bom que nos for dado desfrutar em cada momento de cada jornada. É assim que viveremos intensamente e seremos felizes.

Aceitar a realidade da morte é o primeiro passo para reconhecer o valor da vida. Mas não é sábio esperar que chegue o último dia, para descobrir quantas coisas boas existem ao nosso redor e dentro de nós. 

Viver. Esta é a lição que nos ensina a Vida.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_kenny_g_somewhere_in_time__piano.mid

20 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

É uma bela lição da vida, Árabe! Essa musica é linda!
Bom fim de semana! Beijos

27 de outubro de 2017 às 23:51  
Blogger chica disse...

Rica e linda lição...Precisamos VIVER realmente...no momento, estou vivendo momentos praianos...Aproveitando,abração praiano,chica

28 de outubro de 2017 às 06:27  
Blogger CÉU disse...

É tudo tão temporário, que cada minuto deve ser aproveitado ao máximo. A vida é uma arte.

Abraços, querido amigo!

30 de outubro de 2017 às 14:48  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

A maior lição é mesmo viver! Tens toda a razão!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

30 de outubro de 2017 às 17:53  
Blogger Fá menor disse...

Que boas palavras, como sempre! "Sensato é o homem capaz de encantar-se com o voo dos pássaros" é bem verdadeiro. Gostei muito de ler este texto, bem oportuno.

Boa semana, amigo!

Meu abraço.

31 de outubro de 2017 às 10:58  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Outro riquíssimo texto em ensinamentos.
Se estivéssemos bem capacitados e conscientes de que vida é efémera não haveria tantas disputas, tantas ambições, que nos impedem de viver (e ver) cada momento da melhor forma possível admirando o que de tão belo existe em nosso redor.
O Homem é por si só muito exigente, egoísta, e na sua avareza vai deixando para trás o que de melhor a vida tem. A simplicidade de viver. Assim eu entendo.
Fico-lhe grato, meu amigo, por me mostrar o que é a essência do nosso viver sobre a Terra, até ao dia em que iniciaremos a Grande viagem.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Gostei imenso do vídeo e música, esta muito calma.
Ailime

31 de outubro de 2017 às 13:57  
Blogger Zilani Célia disse...

Oi Árabe!
Deus colocou no próprio homem as respostas para nossas indagações sobre de onde viemos e para onde vamos. Viemos de um lugar onde trouxemos tudo de que precisamos para uma vida inteira,ñós mesmos e é só isso que conseguiremos levar no final de nossa história.
Muito lindo, amigo.
Zilani celia (Lani)

1 de novembro de 2017 às 13:07  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Assim é, a maior lição da vida é Viver o melhor que pudermos e soubermos
Muito sábio o seu texto.
Um abraço meu amigo
:)

1 de novembro de 2017 às 15:43  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Así es, nada se lleva a la otra vida, dejemos honor y lo mejor de nosotras mismos; y hay tanto egoísmo!... Envidias maldad insolidaridad, humillaciones, entre otras cosas, total para nada a la hora de la verdad. Vayámonos con las manos limpias y llenas de buenas acciones

Vivimos en un mundo de locos egoístas que piensan que se lo van a llevar a más allá.
Seamos felices con lo que tenemos.
ha sido un placer.
Un abrazo y mi gratitud.




1 de novembro de 2017 às 18:09  
Blogger rosa-branca disse...

Olá amigo Árabe, uma lição de vide vida que nem sempre se consegue. Por vezes não nos deixam viver. Adorei o teu texto. Beijos com carinho

1 de novembro de 2017 às 18:50  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. A música é realmente linda, sim! Bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:34  
Blogger O Árabe disse...

Viva-os intensamente, Chica... afinal, amiga, esse é o sentido da Vida! Bom fim de semana, amiga; aproveitem bem essa delícia que é a praia, e fiquem bem!

3 de novembro de 2017 às 21:36  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Céu: a Vida é uma arte. A maior das artes, com certeza! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:37  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy; eu acredito que essa deve ser o nosso principal objetivo: viver, sempre do melhor jeito possível! Bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:39  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que foi do teu agrado, Fa! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:39  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Ailime: "Se estivéssemos bem capacitados e conscientes de que vida é efémera não haveria tantas disputas, tantas ambições, que nos impedem de viver (e ver) cada momento da melhor forma possível admirando o que de tão belo existe em nosso redor.". Eis uma grande verdade, amiga! Obrigado, bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:41  
Blogger O Árabe disse...

E lindo, Zilani, achei o teu comentário: "trouxemos de que precisamos (nós mesmos) e é só isso que levaremos, no final de cada história". Obrigado, amiga; bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:43  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse tudo, Piedade, nesta frase: "Assim é, a maior lição da vida é Viver o melhor que pudermos e soubermos". Concordo inteiramente! Obrigado, bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:44  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Marina! Realmente muitas vezes nos comportamos como loucos egoístas, agindo como se fôssemos levar algo deste mundo! Obrigado pela amizade e gentileza, amiga; bom fim de semana!

3 de novembro de 2017 às 21:47  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, amiga rosa-branca. Mas preciso observar: às vezes, somos nós mesmos que não nos deixamos viver! :) Obrigado, bom fim de semana.

3 de novembro de 2017 às 21:48  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky