O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O VOSSO ESPAÇO


Preservai o vosso espaço.
Porque dele necessitais, para que vos possais mover e respirar livremente. Ninguém existe que caminhe sobre a terra e suporte sentir-se oprimido todo o tempo, sem experimentar a agonia da revolta.
Tendes, sim, o direito a fazer as coisas do vosso jeito, ainda que aos outros possa não parecer a melhor forma; e a pensar como pensais, ainda que as vossas ideias não sejam como as da maioria.
Tendes, sim, o direito de gostar do que gostais. De ouvir as músicas que mais vos agradam, de ler os livros que mais vos interessam; de escolher a vossa religião, os vossos amigos e os vossos amores.
É vosso o direito de escolher os caminhos que seguireis; não poderia ser diferente, pois precisareis lidar com os destinos a que vos levarem. É vossa a escolha das sementes, pois vossa será a colheita.
Preservai o vosso espaço. Lembrai-vos que, embora as plantas cresçam juntas, no jardim ou no pomar, cada uma tem o seu pedaço de terra, onde estão as raízes que lhe garantem a alimentação e a vida.
Preservai o vosso espaço. Não teria a noite o mesmo encanto, se a distância entre as estrelas não ressaltasse o seu brilho; nem seria eterna a música do oceano, se cada onda não aguardasse a sua vez de cantar.
Preservai o vosso espaço. Porque aquele que carrega aos ombros a carga da submissão à vontade alheia, findará por sentir-se esmagado sob este peso; e será incapaz de prosseguir em seu caminho.
Defendei, portanto, os vossos direitos. Não arredeis pé do vosso chão, ou outro tomará o vosso lugar; e passo a passo o ocupará, até que não vos reste sequer um canto onde possais alojar a vossa dignidade.
Defendei os vossos direitos. Recordai, entretanto, que a sua linha divisória é onde começam os direitos de quem está ao vosso lado. E não podereis defender o que é vosso, se não respeitardes o alheio.
Estai conscientes, portanto, de vossa obrigação de respeitar os direitos dos outros. Pois esta é a base da convivência sadia; e, se todos assim fizerem, ninguém será privado do espaço que lhe pertence.
Recordai que não necessitais brigar, para defender o vosso espaço. Pois não é a imposição que constrói a paz, mas a tolerância; nem são a força e a violência que tornam um homem respeitado, mas o saber e a razão.
Ninguém necessita gritar, para se fazer ouvir. Nem impor a sua opinião, para obter respeito. São as trombetas da guerra, que anunciam o choque dos exércitos; mas é o murmúrio das vozes, que firma os tratados.
E a paz duradoura não é a conquistada pela força das armas, mas a que nasce do diálogo e da compreensão mútua. Aprendei a falar e a ouvir e não mais necessitareis das vossas armas.
Pois sabereis preservar o vosso espaço.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_the_impossible_dream.mid



Vejam que lindo este vídeo:https://youtu.be/xHSMhlFTKXI

27 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo post Árabe! O pior de tudo é que muitas vezes, o medo de dizer não nos faz reféns e acabamos por nos cerceá o direito a nosso próprio espaço.
Bela imagem e musica! Bom fim de semana! Beijos

4 de agosto de 2017 às 22:36  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe, essa musica é muito linda! A letra é maravilhosa! E a interpretação, dispensa qualquer comentário. Bela escolha! Beijos

4 de agosto de 2017 às 23:34  
Blogger chica disse...

Nosso espaço é sagrado, nossos direitos igualmente...Nem força, nem gritos seriam necessários.Mas por vezes, num país como o nosso as coisas são diferentes! abração,lindo fds! chica

5 de agosto de 2017 às 00:10  
Blogger Unknown disse...

"Recordai que não necessitais brigar, para defender o vosso espaço. Pois não é a imposição que constrói a paz, mas a tolerância; nem são a força e a violência que tornam um homem respeitado, mas o saber e a razão."

Não tenho como não concordar, perfeito Árabe! É nosso dever viver bem no nosso espaço, não esquecendo que, é nossa obrigação, respeitar o espaço, a escolha do outro. Amei tudo, muito grata e ótima semana! Abração.

7 de agosto de 2017 às 15:16  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Já diz o ditado antigo: O nosso direito acaba quando começa o do outro...e... quem grita em uma conversa já perde a razão...
Porém, atravessamos tempos difíceis, o homem perdeu o respeito por seu semelhante, manter uma boa educação não é mais o principal lema das pessoas atualmente, existe uma disputa de egos para que se prevaleça a opinião de cada um, e isso tem gerado violência verbal e física...
Resumindo: As pessoas não estão sabendo mais ficarem cada uma no seu quadrado...

Beijos, querido Árabe...

8 de agosto de 2017 às 07:24  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo. Gratificantes conselhos.
Muito obrigada pela oportunidade de saborear a sua sabedoria imensa.

Abraço.

8 de agosto de 2017 às 10:03  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

nada como ter o nosso espaço!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

8 de agosto de 2017 às 15:29  
Blogger Luna disse...

sem duvida que precisamos nos por no lugar do outro para entender os estragos que podemos fazer, no entanto nao e fácil pois cada um de nos esta no seu nível vibracional e nem sempre o que pensamos ser correcto o é,mas enfim temos de trabalhar com o que temos deixar os egos de lado e viver
bjs

8 de agosto de 2017 às 18:01  
Blogger Às margens de mim. disse...

Tudo aqui é encantador. Queria ver uma foto do Árabe. AbraçO

8 de agosto de 2017 às 21:49  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá meu querido amigo,
É bem verdade que o nosso espaço é fundamental, porém devemos ter em mente que nosso espaço vai além da matéria pois somos mais muito mais que um corpo.

amei o vídeo também, uma escolha perfeita ....se nos permitirmos sonhar iremos além dos limites;

beijos
Joelma

9 de agosto de 2017 às 22:29  
Blogger São disse...

Sim, o nosso espaço é vital para a nossa serenidade!

Beijinhos doces :)

10 de agosto de 2017 às 06:51  
Blogger Smareis disse...

Boa noite Árabe!
Para viver em plena harmonia com nossa consciência, nosso espaço tem que ser preservado e respeitado, assim como o do outro...
Um texto de grande sabedoria e de ensinamento.

Roger Williams é um pianista excelente, "The Impossible Dream" é uma canção muito bonita, e o vídeo da Maria Bethânia é excelente, linda música.
Bom fim de semana Amigo.

10 de agosto de 2017 às 22:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Olhos de Mel. Muitas vezes a gente cede para evitar problemas; mas apenas os adia... e aumenta! :) Também acho linda a música, e a interpretação de Bethania é única. Obrigado, bom fim de semana!

11 de agosto de 2017 às 09:19  
Blogger O Árabe disse...

Triste verdade, não é, Chica? Mas vamos com jeitinho, que a gente consegue preservar nosso espaço, sem brigas! :) bom fim de semana, obrigado.

11 de agosto de 2017 às 09:21  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Maria Luzia: é nosso dever preservar nosso espaço... e nossa obrigação respeitar o espaço alheio! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana.

11 de agosto de 2017 às 09:23  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Arco-Íris: as pessoas não estão mais sabendo ficar no seu quadrado... e isso torna a convivência mais difícil, infelizmente. Grato, amiga; bom fim de semana, fica bem!

11 de agosto de 2017 às 09:27  
Blogger O Árabe disse...

Sempre grato a você, Fa, pela amizade e gentileza! Bom fim de semana.

11 de agosto de 2017 às 09:28  
Blogger O Árabe disse...

Nada, mesmo, Isy... vale a pena lutar por ele! Bom fim de semana, obrigado.

11 de agosto de 2017 às 09:29  
Blogger O Árabe disse...

Com toda certeza, Luna: muitas vezes, o que seria o melhor para nós não o é para os outros. É como você disse: temos de trabalhar com o que temos, deixar os egos de lado e viver! Bom fim de semana, obrigado.

11 de agosto de 2017 às 09:32  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Nidja! Encantadoras são a gentileza e bondade com que vocês me tratam, amiga; elas me incentivam a seguir em frente, e muito agradeço! Bom fim de semana.

11 de agosto de 2017 às 09:39  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom o comentário, Joelma; principalmente esta frase: "se nos permitirmos sonhar iremos além dos limites"! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

11 de agosto de 2017 às 09:40  
Blogger O Árabe disse...

Bem o disseste, São: vital. Sem ele, não há como mantê-la! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

11 de agosto de 2017 às 09:42  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Smareis; são as pequeninas coisas que a vida nos ensina, todos os dias! E concordamos inteiramente, também quanto à música e aos intérpretes... fantásticos! Bom fim de semana, amiga.

11 de agosto de 2017 às 09:45  
Blogger Sandra disse...

Sim, o nosso espaço é sagrado e muito importante para renovar energias! Bom fim de semana!

11 de agosto de 2017 às 10:50  
Blogger O Árabe disse...

Sagrado, sim, Sandra. Sem ele, o que resta de nós? Obrigado pela visita, volte sempre; o oásis é nosso! Bom fim de semana.

11 de agosto de 2017 às 16:37  
Blogger Unknown disse...

Ola faz tempo que venho no seu blog e amo vir aqui ler estas linhas de que para mim e um cordao de perolas sem fim sao maravilhosas as suas postagens
gostaria de saber se vc tem facebbok Paginas no Facebook?? ou ainda comunidade no google +??

17 de agosto de 2017 às 22:21  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Nuci Lia, pela gentileza; é exatamente para pessoas assim que escrevemos e um retorno como o seu nos estimula a seguir em frente! Não tenho Facebook, nem comunidade no Google (até porque sou quase analfabeto em internet:), mas será sempre um prazer receber a sua visita. Volte sempre, o oásis é nosso! Obrigado, boa semana.

21 de agosto de 2017 às 13:13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky