O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 14 de abril de 2017

O ORGULHO E OS ERROS


Vigiai o vosso orgulho.
Pois, na maioria das vezes, é ele não apenas o responsável por vossos maiores erros; mas também o maior obstáculo que necessitais vencer, para que os possais reconhecer e corrigir.
Não deveis hesitar em desculpar-vos, a cada vez que a lógica apontar os vossos enganos. Nada de firme se pode construir sobre terreno movediço, nem a planta cresce sem uma raiz firme.
Acostumai-vos, portanto, a reconhecer os vossos erros. Porque não chegareis ao destino certo, se insistirdes em seguir pelo caminho errado; deveis abandoná-lo e escolher outro caminho.
Em verdade, não existe vergonha no erro. É errando e aceitando as consequências, que o homem aprende a agir certo; as lições mais duras são sempre as que mais dificilmente se esquece.
Eu vos tenho dito que a malícia não é a maldade, mas a inocência corrompida. E não existe mérito em ser inocente, mas em reconhecer o mal e vencer a tentação que surge à vossa frente. 
Porque o aprendizado é o objetivo de cada jornada. E é por isto que ao homem pertence o livre-arbítrio: para que possa decidir as suas ações, pois a ele caberá suportar os resultados.
Não tenteis, pois, esconder os vossos erros; nem deles vos envergonheis. Aceitai-os, antes, e deles fazei os vossos guias, para que não volteis a cometê-los e sofrer novamente por eles.
Pois vossos erros são como pedras em que tropeçais, durante a jornada; e não se mostraria sensato o homem que não aprendesse com cada tropeço e evitasse as pedras, doravante.
Não deveis temer os vossos erros; necessitais cometê-los, para que vos mostrem o caminho certo. Temei, sim, o orgulho que vos torna cegos e surdos e vos impede de reconhecê-los.
Porque ninguém caminha sobre a terra, que jamais haja errado em sua vida. E os grandes homens não são aqueles que não erram, mas os que aprendem com seus erros e seguem em frente.
Certo é que deveis orgulhar-vos do que sois; pois cada um de vós é uma obra do Criador e tem em si a essência do Universo. Aprendei a conhecer-vos e tudo vos será possível alcançar.
Não deveis, entretanto, deixar que esse orgulho resvale para a presunção e a soberba. Nenhum homem pode estar certo todo o tempo e aquele que assim se julga comete o maior dos erros.
Cultivai a humildade, em vós. Abandonai a tentação de serdes donos da verdade e não vos negueis a reconhecer e corrigir os vossos erros; ou neles persistireis, até o final da vossa jornada.
Sede humildes. Este é o caminho para a verdadeira grandeza.


Música:
 http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/kenny_g(tudo_por_amor).mid

28 Comentários:

Blogger chica disse...

Hoje peguei saindo do forno aqui,rs... Linda reflexão mais uma vez e o orgulho só nos pode atrapalhar. Precisamos saber que erramos,que no entanto, temos que fazer do erro um degrau! Humildade, reconhecer é preciso! FELÇIZ PÁSCOA pra ti e tua família, tá? abração,chica e Kiko

14 de abril de 2017 às 19:40  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Creio que o pior é o não reconhecimento dos erros. Porque reconhecer que errou, é a melhor maneira de superar. Mas para isso é preciso que a humildade vença o orgulho.
Belo post!
Feliz Páscoa! Beijos

14 de abril de 2017 às 19:53  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Todo o mundo erra, só k há quem o não reconheça.

De orgulhosa, nada tenho e qdo erro, reconheço, de imediato, a atitude. Se for em relação aos outros, peço desculpas, sem hesitar.

SANTA E FELIZ PÁSCOA!

Big abraços para todos.

14 de abril de 2017 às 21:25  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

O ego é o maior inimigo do homem... quando muito alimentado, gera o orgulho...
"Feliz aquele que superou seu ego."
Buda

Arabe,querido amigo...desejo-lhe uma semana de paz...

Beijos...

17 de abril de 2017 às 00:44  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo,

Linda a música escolhida para embalar a leitura do texto.
O orgulho é uma triste arma contra o autoconhecimento e o progresso.
Somente reconhecendo os nossos erros seremos capazes de fazer as transformações necessárias em nós. Orgulho e vaidade são óbices a tal reconhecimento, mas aquele que luta contra tais imperfeições reconhecerá, um dia, que a humildade só faz bem à alma. Ninguém é dono da verdade; portanto, tentar descobrir nossos enganos e reconhecê-los será sempre uma atitude de grandeza.
Sábio e belo texto.

Feliz semana!

Abraço.

17 de abril de 2017 às 17:40  
Anonymous Helena disse...

Árabe, meu querido amigo, mais uma das tuas belas postagens, a nos ensejar reflexões profundas que nos enriquecem o espírito. O orgulho, a vaidade, o não reconhecimento dos erros, são realmente um empecilho ao nosso desenvolvimento espiritual. Se arvorar em donos da verdade, eliminar as opiniões e vivências de outros a fim de que prevaleça a própria opinião, se torna um dos grandes males da humanidade. A humildade é uma qualidade de suma importância, pois nos permite transitar pelo mundo sabendo que estamos todos no mesmo nível de igualdade, com respeito ao próximo e extrema compreensão do semelhante.
Que te cheguem horas de paz e alegria, envoltas nos sorrisos e nas estrelas que tu mesmo, amigo, espalhas em tuas postagens tão preciosas.
Meu carinho,
Helena

17 de abril de 2017 às 21:15  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

O orgulho é algo terrível.

Tento não o praticar.

Como sempre um bom texto.

Desejando que o amigo esteja bem.

Um abraço

Irene Alves

18 de abril de 2017 às 11:55  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

O orgulho até pode ser bom em alguns casos, mas na maioria das vezes é um erro!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

18 de abril de 2017 às 14:29  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Árabe
um texto "poderoso" , e do qual se tiram tantas ilaçoes.
acho que no fundo, todos nós temos algum orgulho, mas, é preciso saber dosear esse sentimento.
quando demais o orgulho deixa marcas e bem terríveis.
é preciso por vezes deixar de parte e reconhecer os nossos erros e pedir perdão.
obrigada pelo texto.
beijinho
:)

19 de abril de 2017 às 08:09  
Blogger Fá menor disse...

Mais um cantil de água para o caminho, que daqui levo. :)

Abraço amigo.

20 de abril de 2017 às 10:10  
Blogger Ailime disse...

Meu amigo e bom Árabe,
Um texto magnífico!
O orgulho impede que percorramos um caminho escorreito e deve ser quebrado para que possamos aprender com os nossos erros. Todos erramos e mal de nós se não aprendermos a reconhecer os erros para evitar que outros se sucedam. A humildade é o oposto do orgulho e é muito mais feliz quem procura seguir sua vida na humildade do que aquele que se deixa dominar pela soberba que só corrói a alma humana.
Amigo tive dificuldade em aceder à música.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

20 de abril de 2017 às 14:32  
Blogger Unknown disse...

Boa noite árabe!

Embora eu saiba que o orgulho não é bom, em determinadas situações sou orgulhosa sim. Ser verdadeira é bonito! Gostei muito de tudo, muito grata e desde já, ótimo final de semana! Abração.

20 de abril de 2017 às 20:06  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Chica: reconhecer é preciso! Espero que você, O Kiko e todos os seus tenham tido uma maravilhosa Páscoa, amiga; obrigado, bom fim de semana!

21 de abril de 2017 às 20:22  
Blogger O Árabe disse...

Certíssimo, Olhos de Mel: reconhecer o erro é a melhor maneira de superar! Obrigado, bom fim de semana.

21 de abril de 2017 às 20:23  
Blogger O Árabe disse...

Assim deve ser sempre, Céu: vergonha não é pedir desculpas, mas prosseguir no erro! Espero que a sua Páscoa tenha sido em paz e alegria, junto aos seus; bom fim de semana, amiga, obrigado!

21 de abril de 2017 às 20:25  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Arco-Íris, e concordo: vigiar o Ego é preciso... para que não nos tornemos vítimas de nós mesmos! Bom fim de semana, amiga, com paz e saúde para você e todos os seus.

21 de abril de 2017 às 20:27  
Blogger O Árabe disse...

Concordo com você, Vera, principalmente com esta parte do comentário: "Ninguém é dono da verdade; portanto, tentar descobrir nossos enganos e reconhecê-los será sempre uma atitude de grandeza". Obrigado, amiga; bom fim de semana!

21 de abril de 2017 às 20:29  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua presença, Helena; e também acredito que transitamos todos no mesmo nível. Assim, devemos manter, em todo o tempo, uma atitude de respeito e compreensão para com aqueles que nos cercam. Bom fim de semana, amiga, com muita paz em seu coração e em seu caminho.

21 de abril de 2017 às 20:32  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Irene; e realmente assim devemos fazer: tentar fugir ao orgulho, que faz parte de nós. Bom fim de semana, amiga; fique bem!

21 de abril de 2017 às 20:33  
Blogger O Árabe disse...

Quase sempre, Teresa Isabel, quando permitimos que se torne exagerado! Obrigado, bom fim de semana.

21 de abril de 2017 às 20:34  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você colocou bem, Piedade; é preciso, sim, colocar limites ao orgulho, reconhecendo os nossos erros e pedindo perdão, sempre que se fizer necessário! Obrigado, bom fim de semana.

21 de abril de 2017 às 20:35  
Blogger O Árabe disse...

E acredita, Fa, são pessoas como como vocês, que mantêm a fonte sempre perene. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

21 de abril de 2017 às 20:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ailime, e lamento que não tenhas conseguido ouvir a música; é realmente linda. E permite-me destacar esta frase do teu comentário: "... é muito mais feliz quem procura seguir sua vida na humildade do que aquele que se deixa dominar pela soberba que só corrói a alma humana". Pura verdade! Bom fim de semana, amiga.

21 de abril de 2017 às 20:39  
Blogger O Árabe disse...

Acho que todos nós o somos, Maria Luzia. :) O importante é não permitirmos que ele nos domine e impeça de reconhecermos os nossos erros. Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, fique bem; como está o joelho? Quase bom, espero!

21 de abril de 2017 às 20:41  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
O LIVRE ARBÍTRIO, É O MAIOR LEGADO DE "DEUS" PARA NÓS SERES HUMANOS, ASSIM, TEMOS A CHANCE DE CRESCER E EVOLUIR, PARA ENTÃO SERMOS DIGNOS DO BEM QUE NOS ESPERA JUNTO A "ELE". QUANDO TEMOS A HUMILDADE DE RECONHECER O ERRO COMETIDO, O BEM QUE NOS CAUSA É TÃO INTENSO QUE É ATRAVÉS DESSA SENSAÇÃO QUE ARMAZENAMOS FORÇAS PARA REPETIRMOS O COMPORTAMENTO.
TEU TEXTO COMO SEMPRE, MUITO BOM PARA REFLETIRMOS.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

21 de abril de 2017 às 20:44  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Zilani: o livre arbítrio nos pertence e devemos utilizá-lo para trilhar sempre os melhores caminhos; são eles que nos reconduzem ao Coração do Universo. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

21 de abril de 2017 às 22:10  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola, Árabe,

Siento no haber podido pasado antes, es texto pleno de buenas enseñanzas, ayudan a evolucionar como persona y con humildad que es lo correcto.
Ha sido y es siempre un placer pasar a leerte.

Un abrazo.

24 de abril de 2017 às 14:05  
Blogger O Árabe disse...

Sempre um prazer contar com a sua presença, Marina; obrigado. Boa semana, amiga; fique bem!

24 de abril de 2017 às 14:50  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky