O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

DA SERENIDADE



Enfrentai serenamente as adversidades.
Porque elas sempre existirão em vosso caminho. E não é com desespero ou revolta, que resolvereis os vossos problemas; apenas com serenidade e fé, encontrareis as melhores soluções.

Pois não são os ventos impetuosos do furacão que conduzem o barco no rumo certo, mas a aragem serena e amiga da brisa. O sopro forte da borrasca nada consegue, além de o fazer naufragar. 

E quanto mais violenta e ameaçadora ruge a tempestade, mais necessária se torna a luz tranquila do farol, que pode guiar o barco ameaçado pelas ondas revoltas à segurança da terra firme.
Acostumai-vos a refazer os vossos planos. E tende consciência de que o tempo, a inteligência e a paciência são os maiores aliados de que podereis dispor, para atingirdes os objetivos que almejais.

Nem sempre, a vida vos parecerá justa; entretanto, é quando mais parece magoar-vos, que ela vos ensina as maiores lições. Recordai que o lavrador precisa rasgar a terra, para deitar a semente.
Não é a justiça que deveis buscar, portanto, mas a sabedoria. É ela que vos ensina a vencer os obstáculos e contornar aqueles que não possam ser ultrapassados, para seguir em frente.   

Aprendei a lidar com os imprevistos. Porque eles serão constantes, em vossas vidas; e não é sábio o homem que se exaspera ante a visão da montanha, mas o que procura por onde a possa escalar.
Tampouco vos adianta derramar as lágrimas mais iradas, ante o abismo que surge à vossa frente. Melhor fareis em acalmar-vos e pensar em como construir a ponte, para que o possais atravessar.

Porque existem os abismos, o homem inventou as pontes; para vencer as montanhas, criou as ferramentas de escalar; para cruzar o mar bravio, construiu os barcos e as velas que os impulsionam.
São os percalços, que mais vos ensinam. Embora as alegrias tornem mais leves os vossos passos, são as tristezas que vos fazem pensar e aprender, para evitar que voltem a cruzar o vosso caminho.

Necessitais da serenidade, nos momentos difíceis. Pois, ao viajante que se julga perdido, de nada vale desesperar-se; o que poderá salvá-lo é erguer os olhos e pelas estrelas reencontrar a sua rota.
As dificuldades passam; o caminho permanece. Não vos deveis perder entre as areias do deserto, turbilhonadas pelo vento, mas abrigar-vos onde vos seja possível, até que serene a tempestade.

Mantende a serenidade; e dia virá em que as adversidades não serão mais do que lembranças. Por mais escuro que pareça o caminho, o vosso verdadeiro Eu sempre vos sabe conduzir.
Rumo ao Coração do Universo. 

Música: 

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

AS MUDANÇAS


Temeis as mudanças.
E, em nome desse temor, muitas vezes vos deixais ficar em situações que vos trazem sofrimento; quando poderíeis buscar novos caminhos e outros rumos para a vossa vida.
Ao vos aquietardes às lágrimas, renunciais aos sorrisos que poderíeis encontrar; sois como o homem insensato, que aceita viver na escuridão, por medo de buscar a luz.
O medo é o pior dos grilhões a que vos podeis submeter; assim eu vos tenho dito. E isto acontece porque não é a vossos pés que o prendeis, mas em vossa alma que o aceitais.
Embora seja invisível a vossos olhos e pareça não impedir os vossos passos, o medo vos acorrenta à terra, impedindo que entre as estrelas possa voar o vosso verdadeiro Eu.
E, todavia, cada uma das vossas caminhadas sobre a terra não é senão um aprendizado; é na Mansão do Amanhã que conhecereis a Vida, e existireis pela Eternidade. 

Aferrai-vos à rotina, como se através dela vos sentísseis seguros. Deixai, entretanto, que eu vos pergunte: de que vale a segurança de uma vida sem o brilho da alegria?
Quando o casulo cinzento vos sufoca, necessitais rompê-lo; assim renascereis como a borboleta colorida e livre, que volteia alegre por sobre as flores perfumadas do jardim. 

Deveis guardar-vos do medo, se desejais alcançar a liberdade. Pois a planta não existiria, nem as flores e nem os frutos, se a semente aceitasse passivamente a prisão do solo.
Em vós, existe a semente da felicidade. Mas a luz do Conhecimento é a única forma que existe de fazê-la brotar; e não a encontrareis, se não fordes capazes de mudar a cada dia.
Não é às mudanças que deveis temer, mas à estagnação. Mudar é aprender, e aprender é crescer; quando tropeçais, aprendeis a evitar as pedras que vos magoam os pés.
Não é às mudanças que deveis temer, mas ao conformismo. Por que temer os perigos que pode trazer um novo caminho, se no que hoje seguis as lágrimas correm dos vossos olhos?
Não é às mudanças que deveis temer, mas a vós mesmos. Porque a centelha do Universo que existe em vós de tudo vos torna capazes, mas insistis em duvidar de vossas forças.
Buscai as mudanças, ao invés de temê-las. Não hesiteis em procurar novos caminhos, se infelizes estiverdes; ninguém é culpado por um sofrimento, senão aquele que o aceita.
Mudar é seguir em frente; é fazer novas descobertas, é ampliar os próprios horizontes, é descobrir uma nova verdade. Mudar é conhecer, a cada dia, mais um pouco de si mesmo.
Do seu verdadeiro Eu.

Música: 

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A BALADA DA ESPERANÇA


Abrigai, sempre, a esperança.

Porque não sabeis o que vos reserva o futuro. E é mais feliz o homem que acredita em coisas boas, do que aquele que se vê preso na fria escuridão do desânimo e da descrença
.
Eu vos tenho dito que acreditar é o primeiro passo para realizar. Nada existe que, antes de ter sido construído, não tenha sido sonhado por alguém que acreditou em seu sonho. 

A criança que se levanta após a queda, é motivada pela esperança de que na próxima vez serão mais firmes os seus passos; e, se assim não fosse, o homem não andaria de pé sobre a terra.

Verdade é que nem sempre as coisas serão conforme os vossos desejos. E, entretanto, é também verdade que sobreviveis a cada desilusão porque sois capazes de criar um novo sonho.

Conservai em vós essa capacidade; e, como a criança, vos levantareis depois de todas as quedas, para continuar em frente; até o dia em que serão realmente firmes os vossos passos.

Como às crianças acontece, outro não é o motivo das vossas jornadas, senão o aprendizado do caminho. Aprendei, e seguireis em paz a estrada que leva ao Coração do Universo.

Enfrentai os vossos problemas. Nada pode ser mais ameaçador do que o próprio medo; e o homem sensato não dá as costas ao perigo, mas contra ele utiliza a inteligência e a serenidade.

Guardai-vos, pois, da tentação de fugir ao embate. Necessitais acender a tocha, para vencer a escuridão da noite; e escalar a montanha, para desfrutar da paisagem que do alto se avista .

Negar-se à batalha, pode não ser o melhor caminho para atingir a paz. Existe o momento para recuar e aquele em que deveis usar de todas as vossas forças, para atingir a vitória.

Sede corajosos, mas não imprudentes. Porque é certo buscar a segurança, ao ouvir o rugido do leão; loucura seria se corrêsseis para enfrentá-lo de mãos limpas e em campo aberto.

Aprendei a conhecer as vossas forças; é assim que sabereis utilizá-las, quando delas necessitardes. Pois nem toda a coragem que possa ter um peixe lhe permitirá atravessar o deserto.

E, através de todas as dificuldades do caminho, abrigai a esperança; porque é certo que um sorriso abre mais portas do que o pranto mais sofrido e a fé alimenta o vosso verdadeiro Eu.

De tudo sereis capazes, se acreditardes que o sois. Nada tendes a temer, senão os vossos próprios medos; tudo que precisais é caminhar, para alcançar o vosso destino de voar entre as estrelas.

Por toda a Eternidade.

Música: 

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

AS VOSSAS OPINIÕES



Sede gentis com as opiniões daqueles que vos cercam.

Porque somos como espelhos; refletimos, em direção a cada pessoa, aquilo que dela recebemos. E qual de vós retribuiria com afeto e carinho a quem o ofendesse?

Aprendei a pesar as vossas palavras. Porque, se é certo que tendes direito às vossas ideias, é igualmente certo que cada um dos que vos rodeiam tem o mesmo direito.

Palavras são sementes de ideias; delas só tirareis proveito se chegarem além de vossos ouvidos e frutificarem em vossas mentes e em vossos corações.

O homem sensato não semeia sobre o rochedo, mas planta na terra fértil; de nada valerão as palavras que disserdes ou escutardes, se sobre elas vos recusardes a pensar.

Deveis acostumar-vos a realmente ouvir; a não permitir que as palavras alheias esbarrem em vossos ouvidos e se afoguem no torvelinho das vossas próprias convicções.

Desconfiai das vossas certezas. Só o vaidoso se contenta com as coisas que aprendeu; o sábio está sempre disposto a aceitar novas perguntas, que o levarão a novas respostas.

Sabei que nenhum homem que caminhe sobre a terra pode ser o dono da verdade. E, todavia, todos o sois; cada um tem as suas próprias verdades, que mudam com o tempo.

Acolhei as dúvidas que vos trouxerem. Porque a dúvida não é senão a certeza, antes de nascer; e não existe vergonha em desconhecer algo, mas em  negar-se a aprender.
 
Honrai, com vossa atenção, o que vos dizem. E, ainda que não concordeis com a opinião de alguém, não vos exalteis ao responder. Não é o barulho que convence, mas a razão.

O rumor assustador do trovão parece dominar o mundo; mas, quando cessa a tempestade, os homens, antes encolhidos de medo, saem das casas e se aquecem ao sol.

Guardai-vos de ser como o trovão, que amedronta e afasta a todos, mas tem a vida breve. Sede como o sol, que com sua luz e seu calor acaricia e alegra as pessoas. 

Em verdade, é juntos que caminhais. E, se assim é, juntos deveis concluir a jornada; mas é fato que não sois iguais, e por isto a cada um cabe encontrar o seu próprio caminho.

A um agradam os figos, enquanto outro prefere as tâmaras; deveis respeitar as diferenças entre vós. Podeis indicar a vossos irmãos o caminho que melhor que vos parecer. 

Mas não podeis obrigá-los a seguir o vosso caminho.  


Música: 
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ernesto_cortazar_alone.mid 

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky