O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SOBRE PAIS E FILHOS



Não busqueis ser amigos de vossos filhos.

Sede seus pais. Muitos amigos, a vida lhes trará; mas terão um único pai, a cada jornada. E ao pai não cabe ser apenas o amigo que apoia, mas também o mestre que ensina
.
Esta é a vossa função. Enganai-vos, se julgais suficiente prover às suas necessidades materiais; tão importante como cuidar dos seus corpos, é cuidar das suas almas.

Por isto, não tenteis outorgar-lhes as vossas ideias e os vossos conceitos. Contentai-vos em ensinar-lhes o que vos ensinou a vida; mas não espereis que sigam os vossos passos
.
Estimulai-os a viver as próprias experiências e seguir os próprios pensamentos; pois outra maneira não existe de percorrerem os caminhos que lhes cabem, até o Conhecimento.

Lembrai que crescer é adotar conceitos e ideias próprias, através do aprendizado de cada dia. Das lágrimas que hoje vos traz uma descoberta, pode brotar o sorriso de amanhã.

Todo pai deseja poupar ao filho todas as tristezas. Entretanto, se assim fizesse, não afastaria dele também as alegrias? Como saber o valor da luz, sem conhecer a escuridão?

Tende presente que todos vós fostes filhos, antes de vos tornardes pais. E amargastes as vossas tristezas e desfrutastes das vossas alegrias; ambas vos tornaram o que hoje sois.

Já vos ensinou o Profeta: sois o arco que a vida enverga, e vossos filhos são as setas que lançais. Nada podeis fazer, senão mirar cuidadosamente, para que atinjam os seus alvos
.
Em verdade, cada um deles a ninguém pertence, senão a si mesmo. E, como o fizestes, deverão percorrer o seu próprio caminho, vencer as suas montanhas e os seus abismos.

E, como também ocorreu convosco, encontrarão regatos cristalinos onde se dessedentem, grama macia que lhes afague os pés, jardins floridos onde descansem e se retemperem.

Assim acontece, a todos vós. E o que levareis deste mundo, quando dele vos fordes, não são as conquistas que aqui tenhais amealhado, mas as lições que tiverdes aprendido.

Amai os vossos filhos. Mas sabei que não são vossas posses, nem podeis comandar as suas ações. Não espereis determinar os seus rumos, pois a jornada a eles pertence.

Cuidai, sim, de oferecer-lhes o vosso amor e a vossa sabedoria. Amparai os seus passos e orientai-os pela vida; lembrai-vos, porém, de que não vos é dado caminhar por eles.

Apenas vos cabe torná-los capazes de seguir os seus caminhos. 
Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midi vocais/fabiojunior_pai.mid

FELIZ DIA DOS PAIS!

39 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Amei, Árabe! Linda imagem, lindo texto é linda música!
Parabéns papai! Deus abençoe sempre e conserve esse amor entre vocês!
Bom fim de semana e Deus permita que seu domingo seja pleno em saúde, amor e alegrias! Beijos

12 de agosto de 2016 às 22:34  
Blogger chica disse...

Aplaudindo daqui as palavras e a foto de alegria da família! Parabéns pelo teu dia , felicidades e tudo de bom! abração,chica

13 de agosto de 2016 às 07:04  
Blogger Jairo Ferreira disse...

Lindas palavras meu irmão! E muito sinceras! Que Deus abençoe seu talento! Beijão!

13 de agosto de 2016 às 10:12  
Blogger C Valente disse...

que os pais, sejam simplesmente pais, onde engloba todo o amor pelos filhos
Saudações amigas

13 de agosto de 2016 às 12:37  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Os pais são o elo mais importante de uma família.

Desejo que o amigo se encontre bem.

Abraço

Irene Alves

13 de agosto de 2016 às 14:19  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Ainda sobre o livre arbítrio.Gostaria de saber se um adolescente de 16 anos tem livre arbítrio, uma vez que ainda está em formação?
Claro que sim.O livre arbítrio é algo imaculado, mas tem-se brincado muito com isso.Nunca se falou tanto de livre arbítrio, como hoje.Esse foi-nos dado pelo Criador e só ele nos poderá julgar.Mas este julgamento é amoroso e não é para penalizar.O que vejo por aí são pessoas a fazer julgamentos e serem juízes dos seus "irmãos".Julgam e penalizam e de que maneira.É horrível.E falam de livre arbítrio?

Quanto aos filhos, nós pais temos que trabalhar o desapego.Estarmos atentos, mas desapegados.Não sei se me faço entender. Isto para mim tem sido um martírio, uma cruz pesada, como já deves ter deduzido.

Beijinho doce e obrigada pelas visitas.

13 de agosto de 2016 às 18:54  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
VERDADES PASSADAS DE FORMA MUITO CARINHOSA DE UM VERDADEIRO PAI QUE SE PREOCUPA E QUER O MELHOR PARA SEUS FILHOS.
LINDA FOTO.
PARABÉNS AMIGO, QUE TEU DIA DOS PAIS SEJA DE MUITO AMOR.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

13 de agosto de 2016 às 19:48  
Blogger CÉU disse...

Olá, Árabe!

É dia dos pais, mas só dos homens? É k em Portugal, qdo dizemos pais, referimo-nos ao pai e à mãe.

Não sou mãe, mas creio k meus filhos, se os quisesse ter tido, seriam, ETERNAMENTE, meus, mesmo k eles fossem para os confins da terra. Eu estaria sempre lá para os beijar ou ralhar, caso fosse necessário. Em contrapartida, eu sei k os pais não são, ETERNAMENTE, embora os pais pensem k sim, pertença de seus filhos e por isso é k os lares particulares ou não, estando abarrotando de idoso/a, mesmo k ainda se movimentem, razoavelmente. Os lares parecem depósitos de pessoas, k são para ali jogadas e k, de vez em qdo, no natal, p exemplo, têm a visita cínica dos filhos.

São mto raros os casos, onde tal não aconteça. Antigamente, idoso morria em casa, mesmo k não pudesse já caminhar e k estivesse acamado, mas os filhos tinham obrigação de o tratar e o faziam com amor. Agora, o dinheiro, veio pagar os afetos e os deveres.

O bizarro da situação é qdo eu ouço um pai ou uma mãe dizer: eu não quero atrapalhar, prejudicar a vida de meu filho/a, pke ele tem seu emprego, mulher e seus filhos. Então, e qdo ele foi criança, adolescente, jovem e até adulto, k deu uma trabalheira dos diabos aos pais? Evidente k existem alguns k tiveram um comportamento aceitável e colocaram seus pais acima de qualquer coisa, mas ah, esses são tão poucos!

Uma família mto risonha, a sua, e espero que os textos e as conversas do pai, você, tenham feito deles cidadãos conscientes e fiéis ao amor e ensinamentos k você lhe ministrou. ASSIM SEJA!

Que todos os dias sejam dias do pai e da mãe, da família, afinal.

Abraços para todos vós.

13 de agosto de 2016 às 20:00  
Blogger Unknown disse...

Família linda! Desejo um mundo de felicidades hoje e sempre juntamente com seus filhos. A meu ver, não existe felicidade maior, que ter um pai presente, que ajude nos momentos difíceis da longa caminhada da vida, coisa que não tive. Penso que, para que tenhamos boas lembranças amanhã, o pai tem que estar em nossas vidas, desde sempre. Parabéns Árabe, pelo seu dia! Amei a foto, amei o texto, obrigada por compartilhar com todos nós... Grande abraço e tudo de bom!

14 de agosto de 2016 às 12:57  
Blogger anna fernanda disse...

Lindo pai...te amo...bjo

14 de agosto de 2016 às 13:19  
Blogger Smareis disse...

Lindeza de texto Árabe.
Amor de Família é a coisa mais inexplicável do mundo, não dá pra explicar o tamanho desse amor.
Linda foto. Parabéns pelo dia de ontem! Parabéns Papai!
Uma música apropriada a essa postagem.
Ótima semana!

15 de agosto de 2016 às 17:33  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fiquei rendida com o texto, está soberbo e só diz a verdade!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

16 de agosto de 2016 às 07:30  
Blogger São disse...

Lindissimo texto , a transbordar de sensatez !

Não, não somos nem temos que ser, como infelizmente tantas vezes ouço, " sou a melhor amiga da minha filha " ou " o meu filho é o meu melhor amigo".

Ter uma relação aberta com as nossas crianças e adolescentes é bom , mas o nosso papel é sempre o de mãe /pai!!

Beijinhos carinhosos e muitas felicidades, meu bom amigo

16 de agosto de 2016 às 11:07  
Blogger Unknown disse...

Parabéns Árabe!! Parabéns papai! Parabéns pela dádiva que lhe foi confiada, a arte de transmitir em palavras a sua essência, o seu sentimento e, principalmente pelos belíssimos textos que nos tocam a alma...outros nos servem como luz, nos levam a refletir, a enxergar uma verdade antes nunca pensada. Uma vez eu li que "escrever é a arte de pintar com as palavras". Achei fantástico! Seus quadros emitem luz!
Deus te abençoe!! Muita luz!!
Bjs

16 de Agosto de 2016

16 de agosto de 2016 às 11:38  
Blogger Marina Filgueira disse...

Una lección de vida como siempre. Gracias compartir tu sabiduría en estos bellos textos.
Un abrazo, mi inmensa estima y gratitud por tu huella en mi puerto abandonado.
Se muy feliz.

16 de agosto de 2016 às 17:39  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Só cheguei agora, mas "a tempo" de parabenizá-lo pelo Dia dos Pais (que é todos os dias) e quanta alegria me deu de o ver rodeado desses maravilhosos sorrisos de felicidade.
Não posso deixar de estar mais de acordo sobre os conceitos que nos transmite do modo como devemos educar e guiar os nossos filhos.
Ajudá-los a crescer, educando-os e depois deixá-los seguir seus próprios caminhos.
Muito aprendizado encontrarão pela frente, embora não posso deixar de dizer, estaremos sempre na retaguarda,))! Mãe coruja a falar,))!!
Adorei ouvir Fábio Júnior na canção: Pai. Linda! Não conhecia.
Um beijinho e muitas felicidades.
Continuação de boa semana.
Alime

16 de agosto de 2016 às 19:05  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Amigo,

Em primeiro lugar, parabéns pela linda família! Tenho certeza, diante de suas palavras, que você é um sábio e ótimo pai.
Os filhos devem ser criados para o mundo e, como tal, com bagagem suficiente para enfrentar os tropeços naturais da vida. Quem dera pudéssemos poupá-los de suas dores, mas serão elas que os fortalecerão e lhes darão o necessário aprendizado na jornada da vida.
Não consegui ouvir a música, mas conheço e gosto mundo.

Parabéns pelo dia!

Abraço.

17 de agosto de 2016 às 22:41  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Ajudar a formar uma personalidade, um carater, educando os filhos ,acho, é a responsabilidade mais importante de um ser humano diante da espiritualidade... nem sempre acertamos, mas temos a nosso favor que tudo que fizemos foi por amor e tentando acertar...

Que vc seja sempre agraciado pela espiritualidade com as bençaos de ter sua familia junto de si...sao lindos juntos...

Paz e luz meu bom amigo...

Beijos...

18 de agosto de 2016 às 10:23  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. Graças a Deus, o Dia do Papai foi muito bom, sim; graças a Ele... e aos meninos! :) Bom resto de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica. Foi um dia de muita alegria, sim. Bom resto de semana, amiga!

18 de agosto de 2016 às 14:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, maninho. Ele me abençoa muito, com a família onde me colocou. :) Abração, bom fim de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:12  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, amigo Carlos Valente! É um amor especial, que nunca sai do nosso coração. Meu abraço, bom fim de semana!

18 de agosto de 2016 às 14:13  
Blogger O Árabe disse...

São, Irene! Mãe e pai são os elos que dão solidez e harmonia à família. Obrigado, amiga; bom resto de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:15  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza tem, Doce Amor... embora, provavelmente não tome as melhores decisões, em função da inexperiência; mas as consequências o farão amadurecer, pode acreditar. Precisamos lembrar que o livre arbítrio traz, como consequência, a forçada expiação. :) Quanto aos filhos, eu te entendo, sim... e sei que esse desapego é o mais difícil! :) Obrigado, bom resto de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Zilani! E, com certeza, não dá pra imaginar um pai que não queira o melhor para seus filhos, não é? Eles são o melhor de nós. Bom resto de semana, amiga!

18 de agosto de 2016 às 14:29  
Blogger O Árabe disse...

Aqui no Brasil, Céu, temos o Dia das Mães no segundo domingo de maio e o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto. Quando ao seu acertado comentário, entre os valores que tento passar para os meus filhos estão, justamente, o respeito e o afeto aos mais velhos, principalmente os pais. Minha mãe tem quase 95 anos, e uma das minhas maiores alegrias é tê-la ainda aqui, conosco. Concordo inteiramente, amiga; obrigado, bom fim de semana

18 de agosto de 2016 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Maria Luzia; e acho que você tem toda razão: para que tenhamos boas lembranças, amanhã, pai e mãe têm que estar em nossas vidas, sempre... ainda que não necessariamente juntos, mas presentes! Obrigado por sua gentileza e amizade de sempre, e pela dedicatória no Cantinho, amiga; bom resto de semana!

18 de agosto de 2016 às 14:42  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, filha. Também amo muito vocês... e tenho certeza que vocês sabem. :) Beijão, bom resto de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Smareis: não dá pra explicar esse amor... e nem precisa, não é? :) Obrigado, amiga; bom resto de semana!

18 de agosto de 2016 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Teresa Isabel. Confesso que às vezes é difícil resistir à vontade de interferir na vida dos filhos... mas é preciso! :) Bom resto de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:47  
Blogger O Árabe disse...

Isso, São! Tem a hora da amizade... mas também a da orientação; sempre com o mesmo carinho, é verdade, mas são coisas distintas. Obrigado, amiga; bom resto de semana, meu abraço.

18 de agosto de 2016 às 14:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Lúcia, de coração. Não sei se a ideia seria exatamente a de "pintar"... mas a verdade é que tento, sim, passar adiante as coisas que a vida me ensinou; e acho que ela é maravilhosa comigo, colocando sempre boas pessoas ao meu redor! Meu abraço, abração em Manu; bom resto de semana!

18 de agosto de 2016 às 14:52  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina! E tenho certeza que seu porto nunca será abandonado, amiga; o navio está em outros mares, colhendo novos ensinamentos que nos deliciarão na volta. Bom resto de semana, amiga!

18 de agosto de 2016 às 14:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ailime! Este é o nosso papel: não tomar a sua frente, impedindo a passagem, mas estar na retaguarda, com o suporte do nosso carinho e da nossa experiência. Também sou meio coruja, acho que dá pra notar! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

18 de agosto de 2016 às 14:58  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Vera! São as dores que nos fortalecem, e nos ensinam as maiores lições; como privar desse aprendizado os nossos filhos? E essa música é realmente linda, não? :) Obrigado, amiga; bom resto de semana!

18 de agosto de 2016 às 15:02  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris: nossa maior responsabilidade. E embora, como você disse, nem sempre acertemos, o principal é fazê-lo com amor; eles perdoarão os nossos erros. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana!

18 de agosto de 2016 às 23:19  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

um texto sensato e muito lúcido
a foto está fantástica
gostei de ver a alegria em todos vocês
obrigada Amigo
boa semana.
beijo
:9

22 de agosto de 2016 às 12:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade, pela amizade e gentileza! Boa semana, amiga.

29 de agosto de 2016 às 12:38  
Blogger Fá menor disse...

Um quadro muito belo. Como belas e acertadas as palavras.

Beijos

5 de setembro de 2016 às 17:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky