O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 13 de maio de 2016

UMA PAUSA NO CAMINHO



Às vezes, o caminhante necessita deter os seus passos.
Para assentar-se à beira da estrada e sacudir de si a poeira dos caminhos percorridos; descansar a mochila que leva aos ombros e examinar as suas lembranças.

Porque, como o sono noturno torna mais fácil atravessar o novo dia que surge no horizonte, recordar o passado é a melhor maneira de encontrar o rumo certo para o futuro.
Como a planta mais viçosa é aquela que brota do solo mais fértil, o homem sensato é o que aprende com os seus próprios erros e acertos, suas lágrimas e seus sorrisos.

Pois ninguém pode, verdadeiramente, sentir em si mesmo a dor alheia; ou gozar plenamente a alheia felicidade. Nenhuma árvore surge, senão da sua própria semente.
É assim que é. E não vos deveis iludir: quando dizeis que vos dói a dor de alguém amado, não é a sua dor que sentis, mas a vossa própria dor e impotência, ao vê-lo sofrer.

E quando com ele vos alegrais, ao repartir os seus sucessos, outra não é a causa da vossa alegria, senão a felicidade de vê-lo feliz. Assim se comporta o coração que ama.
É só, que o homem caminha. Sós, nascestes; e sós estareis, na hora do retorno. Aqueles que vos amparam durante a caminhada, não podem caminhar o vosso caminho.

Assentai-vos, pois, de vez em quando, à beira da estrada. E deixai que as horas passem por vós, enquanto recordais os caminhos que percorrestes e o que neles encontrastes.
Recordai os vossos passos e os lugares para onde vos conduziram. Perguntai-vos se os repetiríeis, se porventura vos fosse dada a oportunidade de voltar no tempo.

Não lamenteis, porém, os passos errados que encontrardes nas vossas lembranças. Também eles vos levaram onde estais e fazem parte do vosso aprendizado.
Limitai-vos a aproveitar o vosso descanso. Deixai que a brisa brinque em vossos cabelos e apurai os vossos ouvidos, para que possais ouvir as vozes do passado.

Lembrai-vos, todavia, de olhar também para o futuro. Porque a caminhada prossegue, todos os dias; sempre é tempo de mudar o rumo, se não gostais do vosso presente.
Aceitai o vosso passado, pois já não o podeis mudar. Aprendei, entretanto, com os erros que cometestes; para que não volteis a repeti-los, quando retomardes a jornada.

Assim, caminhareis para um futuro melhor. 

28 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Como dizia Chico Xavier: já que não se pode voltar atrás e fazer um novo começo, que se comece agora a fazer um novo fim.
Lindo post, Árabe!
Que seja uma pausa para se repensar na vida, nas atitudes e decisões.
Bela música!
Bom fim de semana! Beijos

13 de maio de 2016 às 23:25  
Blogger Mariazita disse...

Quantas vezes, meu caro amigo, é necessário "sentar à beira do caminho" e reflectir!
Porque... "errar é humano", como seres humanos todos cometemos erros e é apreendendo com eles que poderemos construir um futuro mais digno e feliz.
Óptimo texto reflexivo.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

14 de maio de 2016 às 04:36  
Blogger chica disse...

Muito lindo e certo,Árabe! O nosso corpo pede pausas, descansos e nossa alma parece também.Precisamos um pouco de aquietamento... Adorei! Lindo fds e nova semana,abração,chica( sonhando com uma pausa por bom motivo!!)

14 de maio de 2016 às 08:52  
Blogger Unknown disse...

Para viver bem, descansar é preciso! Sou de parar sim, descansar a mente, lembrar das coisas boas que tive na vida e ainda terei se for da vontade de Deus, ouvir uma boa música, passear, como gosto de pegar a estrada, vou parando admirando os pássaros, flores, sempre que posso, faço uma boa caminhada por trilhas naturais, desfrutando do contato com a Natureza, quando estou com a câmera na mão então... Esqueço do mundo, esqueço tudo! Meu bom amigo, amei o texto, foto linda, amo carregar uma mochila nas costas e ganhar o mundo, kkkk amei tudo! Tenha uma lindinha semana, um grande abraço e muito obrigada!

16 de maio de 2016 às 11:53  
Blogger São disse...

Não podemos avançar sem descansar, mas que as pausas não sejam muitas nem demasiado longas.


Só temos mesmo que aceitar o nosso passado e aprender as lições. Aliás, toda a Humanidade ganharia se o preceito fosse esse para ela mesma.

Querido amigo, abraço grande e feliz semana .

16 de maio de 2016 às 14:37  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado Flávio...

Que texto lindo e lúcido...

é verdade. necessitamos de pausas para fazermos o balanço de nossa vida, para além de descansar, tb. É com elas que aprendemos e corrigimos o k está mal ou menos bem, e olha que eu tenho estado a aprender com esse tempo em que estou sem postar.

Minha mão está um pouquinho melhor, mas só amanhã começo a fisioterapia ativa.

tenho que ser uma paciente com paciência.

Boa semana. Abraço.

16 de maio de 2016 às 15:40  
Blogger Fá menor disse...

É preciso aprender sempre do passado com os olhos no futuro.
Beijos

17 de maio de 2016 às 06:55  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Quantas verdades e ensinamentos sábios neste magnífico texto.
Necessitamos descansar para assentar ideias e tanto a mente como o corpo necessitam dessas pausas para fazermos o balanço da caminhada.
O passado nos sustém e nos ajuda a encarar o futuro com outro olhar se nos detivermos no quanto errámos, tentando corrigir, ou nos alegramos com o que de bom nos aconteceu. Isso nos dá força para caminhar com mais vigor e confiança.
Contemplar a felicidade dos que amamos é como um renascimento que nos fortalece e até o nosso coração fica mais leve.
Sim, caminhamos sós e por mais difícil que isso possa parecer muito aprendizado se obtém nesse percurso. O nosso passado não poderá ser alterado, mas muito poderemos modificar dentro do nosso coração.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime
(Adorei ouvir a intemporal música “Memory”).

17 de maio de 2016 às 11:16  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Excelente texto.
Pausas são imprescindíveis, não somente para um descanso, tao necessário ao equilíbrio mental e físico, mas também para reflexão e recolhimento. Pensar sobre os caminhos que já percorremos, com seus erros e acertos, nos inspirará na construção dos próximos passos.
Sua postagem tem muito a ver com a minha atual fase.

Gostei muito de ouvir a bela música enquanto lia o texto.

Obrigada pela carinhosa atenção.

Até breve!

17 de maio de 2016 às 14:32  
Blogger ONG ALERTA disse...

Excelente texto, abraço Lisette.

18 de maio de 2016 às 14:09  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
A VIDA É UM CONSTANTE APRENDIZADO, NADA DO QUE PASSOU VOLTA, MAS QUE FIQUEM AS LIÇÕES.
MUITO BONITO, AMIGO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

19 de maio de 2016 às 00:16  
Blogger Marina Filgueira disse...

Toda una lección magistral nos dejas, amigo Árabe. Es la pura verdad que debemos examinar el pasado, para seguir a delante en el presente y futuro.

Te dejo mi un abrazo, mi gratitud y estima.
Se muy muy feliz.

19 de maio de 2016 às 07:02  
Blogger GarçaReal disse...


O descanso é essencial à vida, para que aconteça a reflexão e se tirem ensinamentos para o recomeço da caminhada.

Como sempre belíssimo texto

Bom resto de semana

Bjgrande do Lago

19 de maio de 2016 às 11:12  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo àrabe

seu texto é lúcido e muito reflexivo, como são quase todos os seus textos.

interpretando cada paragrafo sempre tem algo que nos leva a parar e reflectir, mas confesso que todo este texto se resume , cito as suas palavras:

"É só, que o homem caminha. Sós, nascestes; e sós estareis, na hora do retorno. Aqueles que vos amparam durante a caminhada, não podem caminhar o vosso caminho"

tão certo, tão certo que até nos dói ler e saber que é assim mesmo.

boas energias e sempre inspiração.

beijinho amigo

:)

19 de maio de 2016 às 11:17  
Blogger O Árabe disse...

Chico era (e é) fantástico, não, Olhos de Mel? Acho que essa frase resume a atitude que devemos ter em cada momento. Obrigado, bom resto de semana... e Parabéns! :)

19 de maio de 2016 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Exatamente assim, Mariazita: se aprendermos com os nossos erros, acertaremos ao construir o nosso futuro! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

19 de maio de 2016 às 11:49  
Blogger O Árabe disse...

Precisamos, sim. Chica... e acho que até já posso imaginar essa pausa com que você está sonhando; por acaso tem areia, mar e sol? :) Está na época das férias praianas? :) Bom resto de semana!

19 de maio de 2016 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Descansar é preciso, sim, Maria Luzia! E essas caminhadas, em meio à Natureza, fazem bem ao corpo e revigoram o espírito. Quase sinto inveja de você, que bem deve desfrutar da paradisíaca Ubajara! :) Bom resto de semana, amiga.

19 de maio de 2016 às 11:54  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São: muito ganharia a humanidade, em descansar um pouco e aprender com erros do passado! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

19 de maio de 2016 às 11:56  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Céu: aprendemos todo o tempo, amiga; e muitas vezes as pausas nos são necessárias, para assimilarmos as lições diárias. Sê paciente, sim; e vai fundo na fisioterapia, para acelerar a cura! Bom resto de semana.

19 de maio de 2016 às 11:59  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a postura, sim, Fa: mente nas lembranças do passado, olhos na esperança do futuro! Bom resto de semana.

19 de maio de 2016 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Muito apreciei, Ailime, o teu sensato comentário. Principalmente esta frase: "Sim, caminhamos sós e por mais difícil que isso possa parecer muito aprendizado se obtém nesse percurso. O nosso passado não poderá ser alterado, mas muito poderemos modificar dentro do nosso coração.". Podemos... e devemos, dia após dia! Obrigado, bom resto de semana.

19 de maio de 2016 às 12:02  
Blogger O Árabe disse...

Todos atravessamos fases assim, Vera; pode ter certeza de que entendo bem a sua decisão de parar um pouco. Aqui na Bahia, chamamos isso de "freio de arrumação". :) Só espero que não demore muito; você faz falta. Bom resto de semana!

19 de maio de 2016 às 12:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Lisette. Bom resto de semana!

19 de maio de 2016 às 12:18  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Zilani: nada volta, mas o importante é que fiquem as lições! Obrigado, bom resto de semana.

19 de maio de 2016 às 12:19  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina, por sua amizade e gentileza. Bom resto de semana, fique bem!

19 de maio de 2016 às 12:20  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Piedade: às vezes, essa certeza até nos dói um pouco. Mas é reconfortante saber que existem pessoas a nos amparar, ainda que não possam caminhar o nosso caminho, não é? Obrigado, bom resto de semana!

19 de maio de 2016 às 12:24  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Garça; e muito me alegra a tua visita, amiga. Obrigado, bom resto de semana!

19 de maio de 2016 às 12:25  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky