O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O EGOÍSMO E O ALTRUÍSMO


 
O egoísmo é natural em vós.
Assim eu vos tenho dito. E assim vos comprova a vida, todos os dias; pois ninguém se sacrifica por outrem, a menos que o bem-estar desse alguém lhe seja mais caro que o seu próprio.

Assim acontece à mãe, que se priva do alimento para alimentar o filho querido; e assim acontece ao apaixonado, que muitas vezes renuncia à sua própria vontade, para ver feliz o ser amado.

Não vos inquieteis, porém, por serdes egoístas; pois isto acontece a todos os seres vivos que existem sobre a Terra. A cada um cabe defender a si mesmo e prover à própria subsistência.
E não o poderíeis fazer, sem o egoísmo. É ele a vossa maior ferramenta de sobrevivência, pois vos faz colocar-vos antes de todos os outros e lutar com todas as forças, para aqui seguirdes.

Não vos envergonheis, portanto, do vosso egoísmo. Como não se envergonha o pássaro de alimentar-se do inseto, nem o fogo de consumir a floresta; cada um age de acordo com a sua natureza.
Lembrai-vos, entretanto, de que é ao operário que cabe decidir o uso que fará da ferramenta. E, se não vos é dado livrar-vos do egoísmo, por certo podeis aprender a usá-lo em vosso benefício.

Porque nenhum instrumento existe, que seja bom ou mau em si mesmo; bons ou maus se tornarão, conforme o uso que deles fizerdes. A enxada que pode matar é a mesma que semeia a terra.
Aprendei a usar o vosso egoísmo. Porque ele apenas vos impulsiona a buscar o vosso bem-estar; e o que necessitais não é erradicar o egoísmo em vós, mas remanejar as vossas prioridades.

Vede a árvore, que livremente cede os seus frutos. E recordai que cada fruto que cai abre espaço para que outro nasça e a árvore continue a viver. Às vezes, reter pode significar perecer.

Sede tolerantes com as opiniões alheias; aprendei a ouví-las e refletir sobre elas. Assim, não vos julgareis donos da verdade e muito podereis aprender, ao ver a vida e o mundo com outros olhos.

Reconhecei que o sol nasce para todos; e, todavia, cada um tem a sua própria sombra. Assim como a lua, que ilumina o céu noturno, desperta um sonho diferente em cada homem que a fita.
Sobretudo, buscai amar os vossos irmãos. Se assim fizerdes, a vossa alegria estará em vê-los felizes; não os invejareis ou desejareis as suas posses e de bom grado cedereis o que vos sobra.

Sereis como a mãe, que se sente feliz ao ver alimentado o filho; ou como a árvore, que ao ceder os frutos assegura a sobrevivência. Porque o egoísmo não precisa ser o contrário do altruísmo.
A diferença está em vosso verdadeiro Eu.

Música:

39 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post Árabe! Raras pessoas na face da terra, são altruístas. Esses já alcançaram um grau de evolução maior. Alguns caminham nessa direção e muitos ainda se encontram no início da jornada. Muito terão que aprender.
Bela musica e bela imagem!
Bom fim de semana! Beijos

9 de abril de 2016 às 01:18  
Blogger Fá menor disse...

Ler as suas palavras faz sempre ver a vida por uma nova janela com luz e cor.
Muito obrigada por nós dares novos prismas para a vida.
Bom fim-de-semana, meu amigo.
Bjs

9 de abril de 2016 às 06:02  
Blogger chica disse...

Incrível como sempre tens belas mensagens para compartilhar! Linda mais essa e tão profunda! Gostei muito! abração, ótima semana,chica

9 de abril de 2016 às 07:08  
Blogger helia disse...

Um excelente Texto com uma excelente Mensagem !Obrigada pela partilha .

9 de abril de 2016 às 12:51  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Mas, sabe amigo, cada vez há mais pessoas egoístas...
Como sempre um belíssimo texto, para ler e reflectir.
Desejo que o amigo se encontre bem.
Bom fim de semana.
Irene Alves

9 de abril de 2016 às 16:15  
Blogger CÉU disse...

olá, querido amigo...

mto agradeço sua presença, amizade e palavras deixadas lá no blog.

a cirurgia decorreu bem, mas agora é preciso tempo, tempão, melhor dizendo.

belo post. temos de educar nosso ego.

abraços.

9 de abril de 2016 às 20:14  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Mais uma vez certifico que nada nesse mundo é por acaso,venho vivendo uma situaçao dificil com uma pessoa que nao consegue olhar alem de seu proprio umbigo,e encontro ao entrar aqui um texto que me chama a atençao para ser mais tolerante com o proximo e assim renovar minhas energias para que eu consiga um equilibrio...
Obrigada Arabe,por esse texto...

PS:Meu querido e gentil amigo...esta tudo bem comigo,andei sumida pq estava sem internet,agora me encontro por um tempo no Brasil,procurarei estar mais presente,e vc? como esta? e a visao,se recuperou totalmente? espero que se encontre muito bem...

Beijos...

10 de abril de 2016 às 09:47  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

egoísmo é algo que me é difícil gerir, pois cada vez vejo mais pessoas egoístas, mas, confesso que achei o seu texto muito bem urdido e com muita sabedoria.
gostei de ler, pois nos obrigada a uma profunda reflexão sobre este assunto.
um bom domingo.
beijo
:)

10 de abril de 2016 às 13:19  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá.

O egoísmo é uma faca de dois gumes...depende de cada um e o caminho que escolher.Mas penso que egoísmo não casa bem com altruísmo, mas acho que entendo o que queres dizer.
Ser altruísta é pensar nos semelhantes e proporcionar-lhes bem estar.Mas também devemos sê-lo, igualmente,para nós.Estarmos bem é uma prioridade e quando sorrirmos que seja um sorriso do coração.

beijinho doce

Já postei

11 de abril de 2016 às 12:13  
Blogger mixtu disse...

o meu eu é egoista...
nasci assim...
mas vou tentar mudar...
:)

12 de abril de 2016 às 08:20  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Em todas as nossas atitudes deve haver o meio-termo... Concluo que devemos fazer do nosso egoísmo, um aliado.
O Árabe, saúde, paz e luz!!!

12 de abril de 2016 às 14:24  
Blogger CÉU disse...

olá, querido Flávio...

tudo bem, por aí...

minha mão ainda tem pontos e portanto é difícil sua movimentação. a etapa seguinte será fisioterapia, k é mega necessária.
soube, hoje, k o atual ministro da saúde português, k é médico, se prepara para restringir o número de sessões de fisioterapia, tendo direito cada utente só a 40 sessões, anualmente. INCRÍVEL..., não é...
que ele não pense, claro k não pensa, isso é apenas um desabafo meu, k vou deixar de fazer as sessões necessárias, pke tenho capacidade económica para isso, mas há quem não tenha e é nesses casos k esse senhor doutor tem de pensar. o tempo, tudo esclarecerá.

dias bem felizes e beijos para todos vocês.

12 de abril de 2016 às 14:39  
Blogger Unknown disse...

"Reconhecei que o sol nasce para todos; e, todavia, cada um tem a sua própria sombra. Assim como a lua, que ilumina o céu noturno, desperta um sonho diferente em cada homem que a fita."

Falando sério, sempre achei o egoísmo um sentimento feio e ruim, Graças a Deus não sou uma pessoa egoísta, desde criança gosto de dividir o pouco que tenho com quem tem menos que eu e precisa claro!Sou um tanto pensativa do por que no mundo uns com tanto e outros sem nada... Amei o texto a imagem, amei tudo! Uma ótima semana pra você e muito obrigada! Um abração.

12 de abril de 2016 às 18:48  
Blogger Andre Mansim disse...

Lindo texto Árabe!
É a letra de uma música?
Muito boa, muito inteligente, muito sábia!

Obrigado por compartilhar.

12 de abril de 2016 às 23:29  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Um texto muito lúcido e sábio sobre o egoísmo, além de muito bonito.
O ser humano é naturalmente egoísta, salvo aqueles que já atingiram um grau maior de evolução. Se há faceta positiva no egoísmo, certo é também que o egoísta, no geral, possui um ego exacerbado, visando sempre os próprios interesses.

Uma alma se torna mais feliz quando aprende a dar, doar-se, dividir e compartilhar.

Não precisamos ter gestos de altruísmo. O controle do egoísmo já será meritório. Um passo de cada vez.

A música é muito linda.

Abraço.

13 de abril de 2016 às 00:10  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
Um texto que me fez pensar e muito!
Todos nós na verdade somos mais ou menos egoístas, mas o egoísmo afeta-me particularmente. Talvez uma questão de sensibilidade.
Atitudes egoístas incomodam-me e sabendo que por vezes também o serei, isto não é bom.
Pelo que entendi deverei racionalizar o meu egoísmo de forma a não prejudicar o outro. Mas quando se dá o inverso, não é agradável. É necessário ter uma enorme dose de tolerância;)).
Achei interessante quando na parte final diz que o egoísmo não necessita ser o oposto de altruísmo. Muito curiosa esta visão.
Amigo, esta semana o tema é bem profundo e sinto-me pouco à vontade para falar mais sobre o mesmo. Tenho que o ler mais atentamente.
Muito obrigada por me questionar.
Um beijinho e continuação de boa semana.
(A música é linda e muito calma).
Ailime

13 de abril de 2016 às 14:34  
Blogger MARILENE disse...

Gostei de sua visão. Costuma-se mencionar o egoismo de maneira negativa, apenas. Mas pensar em nós mesmos pode ser uma forma de ficarmos bem e alimentarmos melhores condições para a doação. Abraço.

13 de abril de 2016 às 17:29  
Blogger Marina Filgueira disse...

Una estupenda lección de humildad que tan poco se lleva en estos tiempos donde prospera más el egoísmo que la caridad y la solidaridad.

Ha sido un placer, como siempre,Arabe, amigo.
Te dejo mi gratitud y mi estima.´
Un abrazo y feliz día.

14 de abril de 2016 às 05:23  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel, e concordo: muito ainda temos que aprender, para lidar com o nosso egoísmo! Música realmente linda, não? Bom fim de semana!

15 de abril de 2016 às 14:32  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pela gentileza e amizade! Bom fim de semana, amiga.

15 de abril de 2016 às 14:33  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Chica! Obrigado, bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Helia. Bom fim de semana, amiga!

15 de abril de 2016 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Irene! A cada dia mais nos deparamos com pessoas assim... infelizmente! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:35  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Céu; continuamos orando pela tua rápida recuperação, podes ter certeza! Bom fim de semana, fica bem.

15 de abril de 2016 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que o texto te foi útil, Arco-íris... e melhor ainda saber que estás bem! Realmente, fico preocupado com os amigos, quando as notícias demoram. Quanto ao olho, finalmente posso dizer: está bom, sim... graças a Deus! Obrigado, bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:39  
Blogger O Árabe disse...

Estás certa, Piedade: difícil gerir, sim... mas quanto nos ajuda o aprendizado! Obrigado, bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:40  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Doce Amor: compete-nos, inicialmente, zelar por nós mesmos. O segredo é ficarmos felizes com a felicidade alheia, entendes? :) Obrigado, bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:43  
Blogger O Árabe disse...

Nascemos, amigo mixtu... nascemos. Mas, acredita, vale a pena mudar! :) Meu abraço, bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:44  
Blogger O Árabe disse...

É o caminho, Shirley, para que ele nos seja útil! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Parafraseando Shakespeare, Céu: os políticos têm razões que a razão desconhece! Fica bem, amiga; estamos orando por ti.

15 de abril de 2016 às 14:47  
Blogger O Árabe disse...

Isso também me intriga, Maria Luzia: por que uns com tanto e outros sem nada? Acho que essa é uma das maiores provas da reencarnação, amiga, e é assim que procuro ver. Cumpre-nos ajudar quem mais precisa! Obrigado, bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:51  
Blogger O Árabe disse...

Grato, André. Acredito que faz parte de uma música, sim: a canção do aprendizado. Bom fim de semana, amigo; meu abraço!

15 de abril de 2016 às 14:52  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Vera: "Uma alma se torna mais feliz quando aprende a dar, doar-se, dividir e compartilhar. Não precisamos ter gestos de altruísmo. O controle do egoísmo já será meritório. Um passo de cada vez.". Obrigado, amiga; bom fim de semana!

15 de abril de 2016 às 14:56  
Blogger O Árabe disse...

É isso, Ailime: todos nós somos mais ou menos egoístas; e é a sensibilidade que nos leva a mudar. Mas acredito que, com essa sensibilidade, você está à vontade para tratar de qualquer tema, viu? :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 14:58  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Marilene: pensar em nós mesmos pode incentivar a doação. Afinal, o ato de doar tem em si mesmo a própria recompensa! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

15 de abril de 2016 às 15:00  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina, pela gentileza e amizade. Bom fim de semana, amiga!

15 de abril de 2016 às 15:00  
Blogger Mariazita disse...

Claro que o egoísmo não tem que ser, necessariamente, o contrário do altruísmo. Em muitos casos são, até, sentimentos completamente diferentes.
Mas o egoísmo é intrínseco do ser humano - o próprio Amor tem, na sua composição, uma dose de egoísmo. A própria bondade o tem. Eu pratico um acto de bondade, e o que acontece? Sinto-me feliz, recompensada, porque pratiquei o bem. Isto, envolve uma pontinha de egoísmo...
Não, meu querido amigo Árabe, não vou desenvolver aqui uma teoria altamente filosófica :)))
Não é o espaço indicado para o fazer...


Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

15 de abril de 2016 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Será, Mariazita? Isso é exatamente o que tentei passar no texto, amiga! Acertou em cheio. :) Obrigado, bom fim de semana!

15 de abril de 2016 às 22:55  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Entendo.Mas se eu não for feliz não dou valor à felicidade alheia.Faço todos os possíveis, mas por vezes vejo más caras e fico desiludida.Mais uma coisa a trabalhar...Eu sei o que fazer.

Beijinho doce e obrigada pela lembrança.

21 de abril de 2016 às 17:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky