O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de abril de 2015

AS VOSSAS JANELAS


Mantendes limpas as vossas janelas.
Para que por elas possa o sol penetrar e iluminar as vossas casas. Pois necessitais da luz, para que vos possais sentir seguros e confiantes, ao realizar os vossos atos mais simples.

Assim deveríeis fazer às janelas das vossas almas, para que seguros estivésseis, ao escolher os vossos caminhos; pois  eles determinarão o vosso futuro e o vosso destino.
Outro seria o mundo onde viveis, se devotásseis às vossas almas os mesmos cuidados que devotais aos vossos corpos e aos vossos bens. E outro seria o vosso modo de viver.

Não é o que fazeis, entretanto. Porque vos deixais levar pela armadilha do imediatismo e elegeis, como vossas prioridades, as necessidades e os desejos do corpo que vos abriga.
Sim; servis ao vosso corpo, quando é ele que vos deveria servir. E, ao atender aos seus desejos, inverteis o desígnio do Universo, transformando em mestre o servo e vice-versa.

Guardai-vos desse proceder. É certo que deveis cuidar bem do vosso corpo; entretanto, é igualmente certo que à vossa alma devereis dispensar cuidados ainda maiores.  
Porque de nada vos adianta manter sempre belo e reluzente o exterior das vossas casas, se dentro delas não encontrais a proteção, o conforto e o aconchego de que necessitais.  

E não é sensato o homem que preserva em seu armário o belo cobertor, que todos admiram, enquanto o frio da noite enregela os seus ossos e lhe impede o sono reparador.

Cuidai, portanto, para que limpas estejam sempre as janelas das vossas almas. É através delas, que o vosso verdadeiro Eu observa ao seu redor e define os seus caminhos.
Através delas, recebeis a luz que vos envia o Coração do Universo; a luz que afasta as trevas da desesperança e vos reconforta, iluminando os vossos próprios corações. 

Mantende limpas as janelas das vossas almas. Para isto, nada mais necessitais do que cultivar os melhores sentimentos; e buscar o aprendizado, que vos traz o Conhecimento.
Mantende limpas as janelas das vossas almas. Não as embaceis com a intolerância, o preconceito, o ódio ou a inveja; contra eles, apenas precisareis usar o esfregão do amor.   

Mantende limpas as janelas das vossas almas. Ainda que seja preciso lavá-las com as águas de vossas lágrimas, valerá a pena; porque assim vos será dado conhecer a luz.     
Que vos reconduz ao Coração do Universo. 

Música:
  

sexta-feira, 17 de abril de 2015

TER E VIVER


Por que tanto cobrais, daqueles que vos cercam?

Não percebeis, acaso, que a exigência transforma a alegria da doação no constrangimento da obrigação? E que ninguém pode ser feliz, se grilhões lhe tolhem os movimentos?
É maior a felicidade de receber o que é dado, do que aquilo que é cobrado; e vos privais dessa felicidade, quando apresentais as vossas exigências e cobrais que sejam satisfeitas.
O mundo é sombrio e desconfortável, para aqueles que veem perigos em cada esquina. Mas se torna acolhedor e iluminado, para quem acredita nas pessoas e nas oportunidades.
Buscai, portanto, desfrutar do perfume que vos inebria, antes de fiscalizar e controlar a flor da qual emana. Ou correreis o risco de arrancar a flor e assim perder o encanto do aroma.
Abandonai as vossas exigências. Porque o ser humano, como o pássaro, não pode sentir-se feliz trancado em uma gaiola, para que o seu canto acaricie os vossos ouvidos.
As plantas necessitam ter colhidos os seus frutos, para atingir o pleno desenvolvimento. E não vos obrigam à colheita, mas os tornam doces, para que por vontade própria a façais.
E o bebê, que necessita da vossa constante atenção, não a consegue com o choro e a birra, que vos irritam; mas através do carinho e do amor, que desperta em vosso coração.
Vede como se torna calcinada e estéril a terra que o sol castiga todo o tempo, com o seu calor inclemente; assim também acontece ao coração oprimido por exigências em demasia.
E nele não florescerá o amor, mas a submissão; que, com o tempo, levará à revolta. Pois nada brota no deserto, senão o cacto espinhoso, cujo contato magoa as vossas mãos.
Sensato não é o homem que cobra; mas aquele que oferece sempre, e sabe retribuir o que recebe. Pois o amor não é um comércio e a sua alegria não está no lucro, mas na permuta.
Se assim não for, não será o amor; mas a busca da satisfação de vossas carências. E esta vos será negada, porque jamais alguém poderá fazer o suficiente para satisfazê-las.

Abandonai as vossas exigências, se o que buscais é a felicidade. Ser feliz não é ter tudo aquilo que se deseja, mas agradecer pelo que se recebe e desfrutar de tudo que se tem.
 
Ser feliz não é ser o dono da verdade, mas saber que ela existe; não é querer possuir o amor pela eternidade, mas desfrutar da carícia de suas asas, ainda que por um momento.

Ser feliz não é ter. É viver. 
Música:
 

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A ESCOLHA



A escolha é vossa. Assim, eu vos tenho dito.
 
E vos digo que, em verdade, para todos vôs o tempo trará alegrias e tristezas. A forma como cada homem reagirá a umas e outras, é que irá determinar o curso da sua vida.

Porque o esterco, cujo cheiro forte incomoda os vossos olfatos, é o mesmo que torna mais fértil o solo, para que a planta produza as flores cujo aroma perfuma a vossa vida.
Sim; é certo que não podeis evitar os golpes do destino. Porém, é igualmente certo que o lutador que melhor sabe reagir aos golpes conhece a vitória, ao fim do confronto.

Este é o segredo do vencedor: a capacidade de reagir aos golpes, sem deixar-se abater por eles. Pois não há vergonha em dobrar os joelhos, e sim em não voltar a erguer-se.
Acostumai-vos, portanto, aos embates da vida. E não desanimai, quando o esterco surgir em vossos caminhos; antes utilizai-o como adubo, para plantar as vossas flores.

Sensato não é o homem que lamenta a existência da montanha, mas aquele que busca a melhor vertente para escalá-la; nem o que chora ante o rio, mas o que aprende a nadar.
Pois o primeiro desfrutará, durante a escalada, de paisagens que de outra forma não conheceria; e ao segundo caberá a carícia das águas, que sem o rio lhe seria negada.

São as nuvens escuras e ameaçadoras, que trazem a chuva benfazeja; e é a luz fugidia e assustadora do relâmpago, que às vezes reconduz ao caminho certo o viajante perdido.
Assim como na aparente oportunidade se pode ocultar a armadilha do destino, não raro o que transtorno vos parece finda por revelar-se a oportunidade disfarçada.

Muitas e muitas vezes, eu vos tenho dito e repetido: não é o sopro do vento que determina o rumo do vosso barco, mas a forma como posicionais as vossas velas.
Guardai esta verdade: não são os acontecimentos que vos atingem, que vos farão felizes ou infelizes; mas a maneira como a eles reagireis. E esta depende da vossa escolha.

Escolhei sorrir e as nuvens se abrirão, para que o sol volte a brilhar e possais seguir o vosso caminho. Escolhei acabrunhar-vos, entretanto, e negro se tornará o vosso horizonte.
Confiai e a dúvida não vos fará sofrer; amai intensamente e o temor do futuro se dissolverá na felicidade do presente; semeai com prazer e zelo e farta será a vossa colheita.

A escolha é vossa. E podeis escolher a felicidade. 


Música:

        

sexta-feira, 3 de abril de 2015

DE TOLERÂNCIA E FÉ


Eu vos tenho dito que deveis preservar a vossa fé.
Pois é ela que vos sustenta, quando as forças vos abandonam. Porque é a esperança que vos anima a seguir em frente; e a fé é, em vossa alma, a base de toda a esperança.
Alegrai-vos, ao festejar a vossa fé. E não dai ouvidos àqueles que tentam diminuir a vossa religião; ninguém é dono da verdade e a verdade de cada um é aquilo em que acredita.

Tampouco deveis julgar superior a vossa crença, ou menosprezar aqueles que dela divergem. Não importa o rumo que tomem, todos os irmãos são filhos do mesmo Pai.  
E, se assim é, o Amor deve ser o vosso principal mandamento. Pois como pode alguém amar o seu pai, se não é capaz de amar os seus irmãos e perdoar as suas falhas?
Amai-vos uns aos outros; este é a lição milenar. E o verdadeiro Amor não impõe as suas opiniões, nem as suas crenças; antes aceita o seu irmão e o guarda junto ao coração.
Pregai a tolerância. E, antes de pregá-la, permiti que se abrigue em vós. Pois ninguém pode falar com sinceridade e convencimento, senão daquilo que existe em si mesmo.
Houvesse Amor e tolerância entre vós, e outra seria a face do mundo! Os homens se abraçariam, a fome seria erradicada e a paz imperaria entre os povos e as nações.
Não teríeis todos, talvez, a mesma crença; porque cada homem acredita nas suas próprias verdades e nas coisas que pode entender. E por isto, cada religião tem as suas verdades.
Porém, as religiões não vos separariam; seriam capazes de unir-vos, em vossa busca pelo Conhecimento. Aquele que realmente crê, sempre está aberto a novas verdades.  
Porque muitos são os caminhos, mas todos eles levam ao Coração do Universo. Pois, na jornada da Vida, estais todos de volta ao começo; retornais sempre ao ponto de partida.
 
Como a ovelha, que pela manhã abandona a segurança do redil e se vai a conhecer mais do mundo; e à noite retorna para o sono tranquilo, antes que nasça uma nova manhã.

Em vosso caminho, continuarão a suceder-se as manhãs e as noites. E a fé é a chama que vos iluminará, para que não vos percais do rumo certo, durante a escuridão da noite.

Preservai a vossa fé; qualquer que seja ela. É ela que vos aquecerá durante o frio e vos confortará na adversidade. É ela que alimenta a essência do Universo, que existe em vós. 
O vosso verdadeiro Eu.
FELIZ PÁSCOA, AMIGOS!

Música

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky