O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A CAIXA DAS VOSSAS LEMBRANÇAS


Mais um ano se aproxima do final.

E, mais uma vez, devereis abrir a caixa das vossas lembranças, para que possais avaliar o ano que finda. Pois só assim sabereis como tornar melhor o ano que se aproxima.
Recordai os vossos pensamentos e as vossas atitudes, durante o ano que passou. E avaliai as alegrias e as tristezas que resultaram de cada um dos atos que praticastes.
Abri a caixa das vossas lembranças. E vereis que o amor vos foi retribuído com carinho, a generosidade com gratidão, a honestidade com sinceridade e o perdão com tolerância.
Mas o descaso vos causou arrependimento; a mentira vos trouxe desconfiança, a ira gerou desentendimentos, a inquietude vos tirou a paz, o egoísmo vos lançou na solidão.
Assim, o homem sensato planeja o seu futuro: recordando os seus acertos e reconhecendo os seus erros. Porque aquele que nega o buraco onde caiu, nele cairá novamente.
Não existe vergonha em errar, pois ninguém nasce sabendo e o homem não conhece outra forma de aprender. Vergonha é repetir os erros, quando podeis transformá-los em acertos.
Não existe mérito na inocência, que não é a virtude, mas a ignorância. Virtuoso não é o que desconhece o mal, mas aquele que dele se afasta, escolhendo seguir o caminho do bem.
Não vejais como estigmas os vossos enganos; aproveitai-os para vosso aprendizado. O homem que corre menos risco de errar é o que mais sofreu com os erros do passado.
Assim sois. Como o fruto não está maduro, antes que se complete o ciclo, o homem não chega ao Conhecimento, senão através dos seus próprios erros e das suas próprias dores.
Deveis, em cada fim de ano, abrir a caixa das vossas lembranças. Sem medo, nem vergonha; até porque não é possível modificar o que passou. Só o futuro podeis construir.
Abri, portanto, a  caixa das vossas lembranças. E banhai-vos na luz que os vossos atos de ontem podem lançar sobre a vossa alma, iluminando os atos que praticareis no amanhã.

Ao recordar o que se passou, percebereis que não colhestes senão o que vós mesmos plantastes; e estareis alertas, para doravante escolher melhor as vossas sementes.
É assim que, a cada ano, colhereis uma vida melhor.
Música:

28 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; uma bela musica de fundo para enriquecer o belo post! Muita verdade aqui; porque não existe um ser que tenha total conhecimento sobre tudo, nem um só ser, que nunca tenha errado. Assim é a nossa caminhada: entre erros e acertos.
Gostei da imagem também.
Bom fim de semana! Beijos

18 de dezembro de 2015 às 22:56  
Blogger Unknown disse...

"Ao recordar o que se passou, percebereis que não colhestes senão o que vós mesmos plantastes; e estareis alertas, para doravante escolher melhor as vossas sementes."


Árabe belíssimo texto!!! Bem, o que posso afirmar para você, é que, fecho o ano com minha consciência em paz, certa de que, nada fiz de mal para ninguém, nenhum sofrimento causei a nenhum ser humano, certo que tive meus erros e acertos, tenho meu lado imperfeito, mas procurei como procuro levar minha vida de forma honesta e seguindo meu caminho em paz, sem atropelar nada nem ninguém. Aproveito o ensejo para te dizer que, umas das coisas maravilhosas que me aconteceu, foi ter conhecido você, mesmo que de forma virtual. Agradeço pelos ensinamentos, agradeço pela amizade e desejo de coração que você, juntamente com sua família, tenha um Natal cheio de esperanças, fé, paz, amor, saúde e muitas alegrias! Lindíssimo o texto, a imagem musica, amei, amei tudo como sempre! Ótimo final de semana, um enorme abraço de paz, de gratidão.Bom final de semana Árabe!

FELIZ NATAL PARA TODOS!

19 de dezembro de 2015 às 10:11  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!

Muy buen texto como siempre para una reflexión: depende de la semilla que sembremos: si en buena, bueno "cosecha" recogeremos. Muy sabias letras las tuyas.
Un abrazo y felicidades ahora en estas fechas y todos los día de la vida. Porque todos
son navidad.

Se muy muy feliz en comañía de familiares y amigos.

19 de dezembro de 2015 às 14:44  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Querido amigo, Árabe,seu texto registrado com muita probidade nos indica que não podemos
mudar o início para podemos fazer um novo final.A semeadura é uma opção, mas a colheita é obrigatória. Há muita reflexão em seu texto. O vídeo com a música completam seu registro.
Tenha uma linda semana!

19 de dezembro de 2015 às 15:14  
Blogger São disse...

Querido amigo, exceptuando as viagens , nada há em 2015 que eu queira recordar...

Bom Natal , alegres FEstas e excelente 2016, Swami!

19 de dezembro de 2015 às 17:04  
Blogger Daniel C.da Silva disse...

Também aqui ao seu espaço, venho desejar-lhe um Santo Natal, com tranquilidade e paz...

Um abraço amigo

19 de dezembro de 2015 às 18:55  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Meu querido amigo...venho lhe desejar um Natal com muita paz, generosidade e alegrias junto aos seus, e que o ano que se inicia seja para vc um ano de muito progresso material e espritual e que vc tenha muita saude para colher tudo isso...

Luz, paz e meu carinho...

Beijos, Arabe...

20 de dezembro de 2015 às 14:37  
Blogger Andre Mansim disse...

Olá Arabe!
Belo texto. Sábio e reflexivo.
Realmente as nossas caixas de lembranças as vezes não trazem lembranças boas e ainda nos acusam, mas fazer o quê? Elas fazem parte do que somos nós, e do que plantamos ao longo do caminho da vida.
Ainda bem que as lembranças boas são a maioria.

Tenha um natal feliz junto aos seus!

20 de dezembro de 2015 às 16:09  
Blogger Maria Luisa Adães disse...

Não aprendemos nada
Se a nossa vontade
não for a maior das vontades

No entanto, o seu texto ensina e bem
o caminhante que passou para o lado errado!


Mª. Luísa

21 de dezembro de 2015 às 11:41  
Blogger CÉU disse...

Olá, meu querido amigo!

É conveniente e útil fazermos uma retrospetiva do que foram as nossas vivências internas e externas. Emendaremos, assim, o que estivesse mal e aprenderemos a não repetir erros.

SANTO NATAL, COM SAÚDE, SOBRETUDO, PAZ E HARMONIA. QUE 2016 SEJA UM ANO MISERICORDIOSO PARA VOCÊS E PARA TODA A HUMANIDADE.

Um fraterno abraço em Cristo.

22 de dezembro de 2015 às 16:36  
Blogger Shirley Brunelli disse...

E quem não gostaria de substituir
muitas coisas que estão dentro dessa caixa?...
Que o Natal, O Árabe, lhe traga bençãos e alegrias.
Beijos!!!

22 de dezembro de 2015 às 20:20  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Magnifico texto!
O Natal aproxima-se e o Novo Ano também!
É tempo de abrir as nossas caixas de memórias e fazer o balanço e as necessárias correcções!
Muito a aprender, muito a rectificar e por mim falo. Sem medo nem vergonhas como diz!
Segundo penso deveremos ser honestos connosco próprios e observar que não somos donos da razão e que erramos muito.
Neste momento tão especial quero agradecer-lhe o tanto que me tem ajudado no discernimento da minha caminhada ao longo do ano. Bem-haja, amigo!
Desejo-lhe e a sua Família santo e Feliz Natal com saúde, paz e amor.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

22 de dezembro de 2015 às 21:21  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Por certo, ao abrir esta caixa de lembranças vamos nos deparar com muitos equívocos, mas também com bons acertos. Os erros irão nos apontar para caminhos diferentes e os acertos nos estimularão a continuar na luta pelo nosso aprimoramento. Que tenhamos coragem e discernimento para avaliar nossas atitudes e mudar o que for preciso, sempre nos perdoando pelas inevitáveis falhas, que nos ensinam e fortalecem.

Ótimo texto e reflexão.

Renovo a você os meus votos para um luminoso e feliz Natal e um 2016 de muitas alegrias, realizações, sucesso , paz e saúde.

Abraço. (Linda a música).

22 de dezembro de 2015 às 23:22  
Blogger GarçaReal disse...


Sempre que começa um novo ano, se faz um balanço e se projectam novos começos, novas esperanças , novas alegrias para que a caminhada se torne leve e bela.

Um Feliz Natal com paz , tranquilidade e muita saúde

Bjgrande do Lago

23 de dezembro de 2015 às 09:44  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Olhos de Mel: assim é a nossa caminhada, entre erros e acertos. Obrigado, bom resto de semana. Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:37  
Blogger O Árabe disse...

Este é o ideal, Maria Luzia: que fechemos cada ano com a consciência em paz! De coração lhe sou grato pelos votos, pela gentileza e pela amizade. Bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:39  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina, e você tem razão: todos os dias são Natal... ou, ao menos, assim os podemos fazer! Bom resto de semana, amiga; Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:40  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marli, e concordamos: podemos escolher o que semearemos, sim... mas decerto o teremos que colher. Bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:41  
Blogger O Árabe disse...

Recorda então as viagens, São; pois certo é que te quero ver feliz, amiga querida. :) Bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:43  
Blogger O Árabe disse...

Grato, amigo Daniel, e de coração retribuo os seus votos. Bom resto de semana, meu abraço, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:43  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Arco-Íris; que 2016 nos traga progresso material e espiritual, e muita saúde, para que dele possamos desfrutar! Bom resto de semana, minha amiga; Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:45  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, André: as nossas lembranças fazem parte do que somos e do que plantamos durante a jornada. Meu abraço, bom resto de semana; Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:46  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Maria Luisa e saiba que estou inteiramente de acordo: a nossa forte deve ser forte, para que possamos aprender o que pudermos, em cada jornada. Bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:48  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Céu: é preciso recordar, para não repetir erros. Obrigado, minha amiga, pela gentileza e pelos votos, que retribuo de coração. Bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:49  
Blogger O Árabe disse...

Gostaríamos, sim, Shirley, de substituir algumas... mas é certo que muito aprendemos com todas. :) Obrigado, bom resto de semana; Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:51  
Blogger O Árabe disse...

Abrindo a minha caixa de lembranças, Ailime, é gratificante encontrar a amizade e a gentileza com que me distingues e recordar os teus belos poemas, que tanto me encantaram este ano. Obrigado, amiga; bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:53  
Blogger O Árabe disse...

Certíssimo, Vera: que tenhamos coragem e discernimento, para avaliar as nossas atitudes e mudar o que for preciso. Sempre grato, minha amiga; bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Garça amiga; é sempre uma alegria contar com a tua presença e saber que estás bem. Bom resto de semana, Feliz Natal!

23 de dezembro de 2015 às 21:56  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky