O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 19 de junho de 2015

O ESTOJO E A GEMA


Não é a uma pessoa, que amais.
Mas a vossos sonhos, que nela projetais. E, assim procedendo, semeais, com as ilusões e expectativas exageradas de hoje, os vossos desenganos e os vossos sofrimentos de amanhã.
Porque, e assim eu vos tenho dito, ninguém pode corresponder a um sonho. Um dia, acordareis; e, em vosso desencanto, vereis como um sapo aquele que antes víeis como um príncipe.
Ou vereis como uma bruxa horripilante e má, a esgrimir a sua vassoura contra os vossos sonhos, a fada maravilhosa e etérea, cuja beleza e candura antes vos encantavam em todas as horas.
Pois julgareis que fostes enganados. E, longe de atribuir à paixão a culpa pela ilusão que vós mesmos criastes, a atirareis sobre os ombros do outro, que assim parecerá pior do que é.
Melhor faríeis, se sempre tivésseis presente que ninguém perfeito caminha sobre este mundo; cada pessoa tem os seus defeitos e as suas qualidades, como a vós mesmos acontece.
Não deveis exigir a perfeição, se perfeitos não sois. Nem acreditar que a podeis encontrar em alguém, a menos que desejeis amargar no futuro a frustração de descobrir o vosso engano.
Não é na perfeição do outro, que está o encanto do amor; é nas emoções que vos desperta. E eu vos diria, mesmo, que o que importa não é por quem, mas sim o quanto estais apaixonados.
   
Pois o amor não é como um contrato para a felicidade, mas como a fruta suculenta, cujo sumo escorre por vossa boca e vos delicia enquanto o seu sabor perdura em vosso paladar.

E não vos cabe preocupar-vos com o brilho e a inteireza da sua casca, nem com a simetria de seus gomos. Cuidai, sim, de enfiar profundamente os vossos dentes em sua polpa macia.

Para que possais experimentar o seu sabor, em toda plenitude. Uma vez que o houverdes realmente sentido, a sua lembrança perdurará em vós, ainda quando vazia estiver a vossa boca. 
 
Em verdade, cada um de vós é uma gema preciosa. E, como às gemas acontece, embora cada um tenha o seu próprio valor, longe estais de ser perfeitos, por mais que sejais lapidados.

Guardai-vos, portanto, de idealizar o ser amado. Ou incorrereis no erro daquele que se deixa fascinar por um estojo lindamente trabalhado, quando antes deveria apreciar a joia que contém.

Sede como o joalheiro sensato que, ao invés de utilizar os mais atraentes estojos, prefere antes os mais simples, para que não ofusquem a joia que guardam, mas realcem o seu brilho.

É a gema, e não o estojo, que estará em vossa vida.

Música: http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smoke_gets_in_your_eyes.mid

37 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Na verdade Árabe, ninguém ama um sonho, mas faz do ser amado o seu sonho. Mas tudo que não há resposta, vai aos poucos se tornando frágil, até o amor. Porque é preciso que se tenha um mínimo de retorno.
Bela mensagem, bela imagem e bela musica!
Bom fim de semana! Beijos

19 de junho de 2015 às 22:33  
Blogger chica disse...

Mais uma belíssima reflexão nos proporcionas aqui!Adorei e tu sabes muito bem nos passar mensagens lindas! abraços, linda semana! chica

20 de junho de 2015 às 08:43  
Blogger Unknown disse...

Sede como o joalheiro sensato que, ao invés de utilizar os mais atraentes estojos, prefere antes os mais simples, para que não ofusquem a joia que guardam, mas realcem o seu brilho.

Árabe, em primeiro lugar, gostaria de deixar meus votos de melhoras e cuide-se amigo, você é uma pessoa muito especial, acredito que, para todos nós!

Falando do texto, bem, acredito que não devemos cobrar aquilo que por alguma razão, não podemos oferecer e sempre lembrar que, como falou você e bem, nenhum ser humano é perfeito, somos seres mais que imperfeitos. Acho que as cobranças são causas dos males dos relacionamentos. A meu ver, o equilíbrio, o controle de nossas emoções é benéfico em qualquer relação. É tolice pensar que a pessoal que escolhemos para vivermos no mesmo teto, tem que ser igual a nós, não existe! E cá pra nós, não teria graça se tudo fosse tão perfeito, sem nenhuma diferença. Falando sério, nunca fui de criar nenhuma expectativa nas pessoas, para o meu bem, para que eu possa levar minha vida sem grandes frustrações e desenganos, até porque acredito que nunca vamos conhecer as pessoas de fato, o ser humano tem a facilidade muito grande de enganar, mostrar o que realmente não é. Acho que só Deus para conhecer o que cada um tem dentro de si, conhecer verdadeiramente o coração de cada um de nós... Só Deus! Que você tenha um final de semana com paz e saúde. Amei o texto, amei tudo, de verdade!
Nossa, acho que falei demais!

20 de junho de 2015 às 14:08  
Blogger Unknown disse...

a pessoa digo.

20 de junho de 2015 às 14:13  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Existem pessoas que preferem amar o amor... ao inves de amar a pessoa... amar é para os fortes...

Arabe, como vc esta?...espero que estejas bem...uma semana de muita paz e luz ...

Beijos...

21 de junho de 2015 às 20:27  
Anonymous Helena disse...

Árabe, meu querido amigo! Estive aqui dias atrás e mesmo tendo lido as últimas postagens não pude comentar, pois o tempo era exíguo. Na verdade eu queria falar um pouco mais sobre os 8 anos em que a blogosfera pode contar com um blog do quilate do teu. São poucos, meu amigo, que abordam temas como os que se vêem por aqui, nos levando a (re)pensar sentimentos/emoções/sensações, propondo um novo olhar sobre a vida, incentivando um comportamento mais de acordo com os padrões éticos que devem nortear as relações e, principalmente, nos levando a refletir sobre a forma como transitamos pela vida. Ler as tuas publicações é adentrar um novo mundo, um mundo de ensinamentos que muito vem a acrescentar em nossa vivência. Nem sei há quanto tempo estou a freqüentar teu espaço, mas posso garantir que muito aprendi com teus ensinamentos, que me enriqueci interiormente com as tuas reflexões que ensejaram as minhas. E por isto, meu amigo, eu sou grata a ti pela bondade da partilha.
A foto mostra um vovô feliz da vida, abraçando duas lindas meninas que, com toda a certeza, fazem o teu coração vibrar de alegria.
Que possas continuar a nos presentear com a tua sabedoria e experiência de vida, e que o “repentino problema de saúde” já esteja sanado em tua vida.
Bela a imagem da jóia no estojo! Perfeita a tua reflexão! Como bem disseste, não devemos nos deixar “fascinar por um estojo lindamente trabalhado”, mas sim “apreciar a joia que contém”.
Deixo-te estrelas a brincar nos sorrisos que enfeitam o rosto lindo das tuas netas, na certeza de que as horas dos teus dias serão de paz, alegria e muito amor.
Com carinho,
Helena

21 de junho de 2015 às 23:28  
Blogger MARILENE disse...

Sábias colocações! Expectativas altas trazem frustrações. Não há perfeição nos seres humanos e nem conseguiríamos conviver com alguém que assim fosse. O tempo destrói a casca e se só a ela estivermos ligados, nada sobrará para nos encantar. Abraço.

22 de junho de 2015 às 14:54  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!!!

Me parece un texto muy bello y lleno de sabiduría: ¡A veces no todo lo que brilla es oro! ¿Quien sabe a ciencia cierta lo que lleva cada ser humano dentro? Me quedo con esa frase escrita... (donde piensas que hay un príncipe),!resulta que hay un sapo! Acertadísima, frase.
Gracias por brindarnos tu buen hacer.
Te dejo un abrazo y toda mi estima.
Se muy feliz.

Hasta la vuelta, en septiembre.

22 de junho de 2015 às 17:12  
Anonymous blueshell disse...

Mais um texto para reflexão. E com muita verdade pelo meio, também.

"Não deveis exigir a perfeição, se perfeitos não sois. Nem acreditar que a podeis encontrar em alguém, a menos que desejeis amargar no futuro a frustração de descobrir o vosso engano. Não é na perfeição do outro, que está o encanto do amor; é nas emoções que vos desperta. E eu vos diria, mesmo, que o que importa não é por quem, mas sim o quanto estais apaixonados."

Bj

23 de junho de 2015 às 10:55  
Blogger São disse...

POis, nós por vezes inventamos a pessoa e acabamos por nos sentirmos em desilusão quando descobrimos a pessoa real...

Abraços e beijos, amigo

23 de junho de 2015 às 12:35  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Outro texto maravilhoso repleto de pérolas de sabedoria!
Na verdade quando procuramos a perfeição do outro estamos a cavar a nossa própria infelicidade e a dele!
Tomos somos diferentes e temos as nossas peculiaridades e o mais importante é realçar, amar e respeitar o que de bom e genuíno cada um tem ou seja a sua verdadeira essência!
Assim poderemos continuar a caminhar lado a lado sem grandes sobressaltos.
Beijinhos meu amigo e continuação de uma boa semana.
Ailime

23 de junho de 2015 às 13:34  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Árabe,

Em primeiro lugar, espero que você já esteja totalmente bem, pois vi em seu comentário na postagem anterior que você passou por um repentino problema de saúde.

O texto é muito lindo e foca com muita propriedade os desenganos que podem advir quando se constrói sonhos em cima de expectativas e aparências. Não podemos cobrar do outro o que nem nós temos condições de oferecer. A aparência atrai a princípio, mas o que não é construído sobre a essência tende a ruir. Ótima sua colocação a respeito do estojo e a joia nele contida. Uma analogia perfeita para o bom entendimento da mensagem.

Não consegui ouvir a música, mas tentarei em outra oportunidade.

Fique bem.

Feliz semana.

Abraço.

23 de junho de 2015 às 17:46  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Vi a realidade esculpida nesse texto...como sempre.
O Àrabe, Luz, Vida e Amor!

23 de junho de 2015 às 21:18  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo

é mesmo nós imaginamos uma pessoa como um sonho e nem sempre é assim, depois vem a desilusão.

um texto muito sábio e pertinente.

boa semana.

beijo

:)

24 de junho de 2015 às 15:36  
Blogger ONG ALERTA disse...

Verdade ninguém corresponde a um sonho.... Beijo Lisette.

25 de junho de 2015 às 06:40  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Sem dúvida!O que escreves é maravilhoso e cheio de sabedoria.O que interessa o estojo?
A jóia, sim...
Infelizmente ainda vivemos num mundo em que a aparência é que conta, mas tudo muda não é?

Beijinho doce e agradeço as tuas vistas.

25 de junho de 2015 às 09:08  
Blogger O Árabe disse...

Concordo com você, Olhos de Mel, quando diz que "fazemos do ser amado o nosso sonho". Mas aí é que está o nosso erro, talvez; porque ninguém pode ser como um sonho. Obrigado, bom resto de semana!

25 de junho de 2015 às 12:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica; bom fim de semana, amiga!

25 de junho de 2015 às 12:35  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Maria Luzia. E concordo inteiramente com você, principalmente quando diz que:"É tolice pensar que a pessoa que escolhemos para vivermos no mesmo teto, tem que ser igual a nós, não existe! E cá pra nós, não teria graça se tudo fosse tão perfeito, sem nenhuma diferença"; são as diferenças do outro que nos fazem crescer, como pessoas. Estou bem, fique tranquila; bom resto de semana.

25 de junho de 2015 às 12:41  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, Arco-Íris, graças a Deus; e fico feliz ao saber que também o estás, minha amiga! Concordo com você, acrescentando apenas: "... e o amor nos faz fortes!". Bom resto de semana.

25 de junho de 2015 às 12:43  
Blogger O Árabe disse...

São 8 anos, Helena, que devemos inteiramente a pessoas como você, que nos apoiam com a sua sensibilidade e a sua força; por isto, amiga, é que lhes sou grato! Espero que você, a princesinha (e, claro, o rei!:) estejam bem e concordo inteiramente: não devemos permitir que o estojo nos fascine! Obrigado, bom resto de semana.

25 de junho de 2015 às 12:48  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito,Marilene: o tempo destrói a casca. É o interior que nos alimenta para a vida! Obrigado,bom fim de semana.

25 de junho de 2015 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina. Sentiremos a sua falta até setembro, amiga, mas te desejo um bom descanso, com tudo de bom! Bom resto de semana, fica bem.

25 de junho de 2015 às 12:52  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Blue Shell. Bom fim de semana, amiga!

25 de junho de 2015 às 12:53  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, São: plantamos e adubamos as nossas próprias desilusões. Meu abraço,querida amiga; bom resto de semana!

25 de junho de 2015 às 12:54  
Blogger O Árabe disse...

Concordo tanto com você, Ailime, que reproduzo: "Na verdade quando procuramos a perfeição do outro estamos a cavar a nossa própria infelicidade e a dele!
Tomos somos diferentes e temos as nossas peculiaridades e o mais importante é realçar, amar e respeitar o que de bom e genuíno cada um tem ou seja a sua verdadeira essência!". Pura verdade, amiga; obrigado e bom resto de semana.

25 de junho de 2015 às 12:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Vera; estou bem, sim. O problema foi rapidamente superado, graças a Deus. Quanto ao seu comentário, concordo inteiramente; pena qu7e você não tenha conseguido ouvir a música; é muito bonita! Bom resto de semana.

25 de junho de 2015 às 12:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Shirley; bom resto de semana, amiga!

25 de junho de 2015 às 13:00  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Piedade: navegar em um mar de sonhos, geralmete nos conduz à praia da desilusão. Obrigado, bom resto de semana!

25 de junho de 2015 às 13:01  
Blogger O Árabe disse...

Ninguém, mesmo, Lisette: não há realidade que se compare a uma ilusão! Bom resto de semana.

25 de junho de 2015 às 13:02  
Blogger O Árabe disse...

Nâo agradeça, Doce Amor: é sempre um prazer visitar o teu espaço, amiga. E você tem razão: vivemos em um mundo dominado pelas aparências... infelizmente. :( Bom resto de semana!

25 de junho de 2015 às 13:04  
Blogger Unknown disse...

Fico feliz por você estar bem. Eu mais uma vez em Fortaleza, concluindo uns exames que havia começado e não terminado, razão de minha ausência em Meu Cantinho.Estou bem, Graças a Deus!Domingo,estarei em meu paraíso na terra, como costumo falar (Ubajara).Grande abraço e ótimo resto de semana!

25 de junho de 2015 às 17:34  
Blogger CÉU disse...

A imagem escolhida adapta-se, na perfeição, ao seu texto.
É verdade, a embalagem não conta. Interessa, sim, o conteúdo.
Boa sexta e excelente fim de semana.
Abraços.

26 de junho de 2015 às 07:55  
Blogger O Árabe disse...

Confio em que os exames apresentarão resultados favoráveis, Maria Luzia, comprovando que a sua saúde está ótima; logo você estará de volta ao seu paraíso,em paz! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

26 de junho de 2015 às 13:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Céu; bom fim de semana, amiga, fica bem!

26 de junho de 2015 às 13:20  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

O meu amigo escreve textos de uma grande
profundidade que não me canso de ler
e de refletir sobre os mesmos.
Desejando que se encontre bem,
deixo um abraço amigo.
Irene Alves

1 de julho de 2015 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Irene. Bom resto de semana, amiga!

1 de julho de 2015 às 22:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky