O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A INSATISFAÇÃO E A ESPERANÇA


Eu vos tenho alertado sobre a insatisfação.

Porque, uma vez que a tenhais acolhido em vós, difícil vos será desalojá-la. Ao contrário: certo é que que a vereis crescer, como a erva daninha que aos poucos invade o gramado descuidado.
E, ao ocupar a vossa alma, dela expulsará a doce sensação de felicidade. Pois, como a água e o óleo, que não se misturam, a insatisfação e a paz não podem conviver em vossos corações.

Ao insatisfeito, nada parece bastar. Ainda que a mesa seja farta, o desejo por novos pratos lhe rouba o apetite; ainda que o amor ande em seus caminhos, mais desejará da sua companhia.
Sim; mesmo que repleta esteja a sua bolsa, mais moedas pretenderá o insatisfeito. Ainda que cheio se encontre o seu poço, suficientemente pura não lhe parecerá a água que contém.
 
Assim procede o insatisfeito. Na agonia de desejar o que não tem, deixa de desfrutar do que possui. Na ânsia de possuir as flores do vizinho, muitas vezes deixa morrer o seu próprio jardim.

Acautelai-vos deste mal. Pois o homem sensato não se angustia por não serem douradas as suas vestes, mas a elas se aconchega, sentindo o calor abençoado que ao seu corpo transmitem.
Nem lastima a falta de pratos sofisticados, mas saboreia aqueles que lhe são servidos, agradecendo ao Universo pela dádiva inestimável do alimento, que vem sustentar o seu corpo.

Sábio não é aquele que se desespera na madrugada, ante a ausência da amada, mas o que encontra conforto na sua lembrança e aguarda o amanhecer, para abraçá-la novamente.  
Deveis, sim, desejar sempre mais. Até porque a evolução é uma constante na natureza, e a razão maior das vossas jornadas. Tende presente, entretanto, que é de vós que depende o evoluir.

E, por certo, não é assim que o encontrareis. Pois ninguém colhe senão o que semeia; e ao cultivar a insatisfação nada podereis colher, senão a frustração e o sofrimento que a acompanha.
Feliz é o homem que conhece a aceitação. E não se revolta com o que lhe falta, mas abençoa o que possui; e trabalha por um futuro melhor, onde possa ter tudo aquilo com que sonha.

Porque sonhar é bom. O sonho é a matéria prima de todas as vossas realidades e o trabalho é o processo que necessitais desenvolver, para que sejais capazes de construí-las.
É com alegria, que deveis realizar esse trabalho. Mais proveitosa é a seara, quando a terra é fértil; e não é com a insatisfação, mas com a esperança, que deveis adubar os vossos sonhos.    

40 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Linda mensagem, Linda imagem e linda musica!
Creio que a insatisfação sirva para estimular a busca pela realização.
Bom fim de semana! Beijos

15 de maio de 2015 às 22:13  
Blogger chica disse...

Muito lindo sempre te ler e tuas palavras sempre caem bem! abraços, linda semana!chica

16 de maio de 2015 às 06:27  
Blogger Fá menor disse...

Obrigada por mais este abençoado texto! Quantas vezes sentimos insatisfação! Mas nunca devemos vivê-la em permanência.

Bom fim-de-semana, amigo!

16 de maio de 2015 às 06:39  
Blogger Unknown disse...

Assim procede o insatisfeito. Na agonia de desejar o que não tem, deixa de desfrutar do que possui. Na ânsia de possuir as flores do vizinho, muitas vezes deixa morrer o seu próprio jardim.

Assim mesmo Árabe, a insatisfação chega a deixar as pessoas mal-humoradas, muitas vezes até violentas. No mundo atual, os propósitos são muito direcionados para o material, quanto mais tem, mais quer, é um corre-corre, quase ninguém tem mais tempo para a família, os amigos, embora em sua volta existam tantas coisas que os possam levar a vida mais sossegada, feliz com sua família. Já a esperanças, esta sim, nos deixa leves, com pensamentos positivos.
Sou uma pessoa que procuro ter apenas aquilo que me é necessário, nada mais! Contento-me com o pouco, sempre lembrando que deste mundo nada levarei, portanto, prefiro levar minha vida com calma e sossego! Falo por mim, o que penso, o que sinto, respeitando a opinião de cada um.
Lindão fim de semana pra você, amei tudo, de verdade!!! Obrigada!

16 de maio de 2015 às 13:34  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Meu amigo querido gostaria que essas pessoas insatisfeita lessem isso, por que tem tantas por ai, eu procuro ter paz e seguir meu caminho de boa, a insatisfação não é minha companheira nem sei como ela é
Adorei o texto bem gratificante

Boa tarde de domingo
E um começo de semana de muita paz

└──●► *Rita!!

17 de maio de 2015 às 13:00  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

É da essencia do ser humano estar sempre insatisfeito... por isso a jornada nessa terra, para aprender que tudo tem seu tempo...e que quando se quer algo, tem que se trabalhar por isso...

Boa semana para vc, Arabe...

Beijos...















17 de maio de 2015 às 16:59  
Blogger GarçaReal disse...


Há alturas na vida em que a insatisfação se tenta implantar em nós. É realmente necessária muita força de vontade e muito trabalho interior para evitar que se instale.

Talvez haja uma certa tendência do ser humano para a insatisfação, mas é errado...Há que dar sempre lugar ao sonho que sempre comanda a vida.

Boa semana

Bjgrande do Lago

17 de maio de 2015 às 17:44  
Anonymous Helena disse...

Ah, a insatisfação do ser humano! Parece até ser uma regra nestes nossos tempos de hoje. As pessoas estão sempre correndo atrás de alguma coisa que muitas vezes não sabem nem precisar o que seja. E muitas vezes se esquecem de viver/aproveitar aquilo que tem, que já foi conquistado. E como bem disseste:
"Feliz é o homem que conhece a aceitação. E não se revolta com o que lhe falta, mas abençoa o que possui; e trabalha por um futuro melhor, onde possa ter tudo aquilo com que sonha."
Uma sábia orientação!
Que uma estrela esteja sempre a sorrir nos teus caminhos,
Helena

18 de maio de 2015 às 02:06  
Blogger CÉU disse...

Alguém k assim escreve, você, deve ter diariamente, um trabalho de construção e edificação da sua personalidade.
Decerto, já teve momentos menos bons, como qualquer um de nós, mas tem forças, ainda, para iluminar e reforçar nossas mentes e coração.
Parabéns, pela sua mensagem tão construtiva!

Abraço e boa semana.

18 de maio de 2015 às 13:21  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

É verdade, amigo!
A insatisfação nos cega até para uma realidade prazerosa que está ao nosso alcance. Há que se ter calma, há que se saber degustar a vida aos poucos, aos goles. E ela tem tanto a nos oferecer, a começar até pelo ar que respiramos.
Tirei um tempinho para resolver umas coisas na vida real, mas aqui estou com a mesma disposição e alegria em ler e me deleitar com tão belas mensagens que nos ofertas, Árabe.
Abraço carinhoso!

18 de maio de 2015 às 17:17  
Blogger Tina disse...

Oi Árabe!

Saudade de passar por aqui, ando Muito relapsa com meus amigos :( Seus textos me fazem um bem enorme, tenha certeza. O que seria de mim sem os sonhos ? Não consigo imaginar.

Tenha uma linda semana querido amigo e, se puder, "passa lá em casa" que tem festa.

beijo grande.

19 de maio de 2015 às 15:53  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Mas amigo quem é que não tem momentos de insatisfação? Eles percorrem-nos ao longo da vida, mesmo quando não se
quer tê-los.
Abraço amigo.
Irene Alves

19 de maio de 2015 às 16:40  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!!!

Creo que el ser humano es egoísta de nacimiento, luego vamos creciendo estudiando y aprendiendo a ser más humanos. Aunque hay quienes no aprenden nunca y se sienten insatisfechos toda la vida. Que Dios nos de la fuerza suficiente para ser felices con las pequeñas cosas que nos rodean.
Simplemente despertar cada mañana, mirar la luz en la ventana y decir, gracias Dios mío, por un día mas de la vida.

Gracias por compartir tus reflexiones que tanto bien nos hacen.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Un beso y se muy muy feliz.

20 de maio de 2015 às 06:15  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

o texto deixa bem claro a mensagem que o autor quer transmitir, mas, o ser humano é um ser insatisfeito, por natureza, e se assim não fosse, acho que seria mais feliz.
obrigada pelas suas palavras sempre tão cheias de sabedoria.
um beijo
:)

20 de maio de 2015 às 11:36  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
Mais um conjunto de pérolas de conhecimento que adorei ler!
Penso que o ser humano é por natureza um eterno insatisfeito. No entanto essa insatisfação não deverá sobrepor-se a valores essenciais ao desenvolvimento do seu carácter de modo a evitar efeitos nefastos em si e nos outros.
“e não é com a insatisfação, mas com a esperança, que deveis adubar os vossos sonhos.
No solo bendito do vosso coração.” Muito belo!
Obrigada, amigo, por mais este alerta e aconchego na alma.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

20 de maio de 2015 às 15:24  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Insatisfação, muitas vezes, é falta de gratidão por tudo que temos ou alcançamos na vida. Comparações com outras pessoas também tendem a levar a um estado de insatisfação. Parece que sempre desejamos mais e mais do que a vida pode nos oferecer, daí a frustração e a amargura.
A única insatisfação aceitável é aquela que leva ao progresso, desenvolvimento e crescimento.

Excelente texto e linda música.

Ótimos e felizes dias.

Abraço.

20 de maio de 2015 às 16:46  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Muitos são insatisfeitos por desejarem demais ou por terem suas forças enfraquecidas diante das dificuldades. Vemos também que algumas pessoas são naturalmente positivas ou negativas. Exercitar a esperança é não deixar que pensamentos opressores tomem conta de nossa alma.
:)
Beijus,

20 de maio de 2015 às 20:42  
Blogger São disse...

A insatisfação como tudo tem que ser equilibrada, não podemos dar-nos por satisfeitos, porque senão não avançamos...Porém temos que dosear , caso contrário, como bem dizes, escravizará a mossas vida, principalmente se se centrar em bens de consumo.

Swami, grande abraço

21 de maio de 2015 às 06:55  
Blogger O Árabe disse...

E assim é, Olhos de Mel. O perigo é quando ela nos leva a não valorizar o que temos! Obrigado, bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Bom resto de semana, amiga.

21 de maio de 2015 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Fa! A insatisfação é o tipo de hóspede que nunca devemos abrigar! Bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 12:51  
Blogger O Árabe disse...

E essa é a melhor forma de viver, Maria Luzia: em calma e sossego; eis algo mais que o tempo nos ensina! :) Tive dificuldades para comentar no cantinho esta semana, mas deve ser porque sou leigo na internet; depois aprendo. :) Obrigado, bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 12:56  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Rita: ter paz, e seguir de boa o nosso caminho! Obrigado, bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Arco-Íris! O sonho é apenas o começo; o trabalho é que realiza os nossos sonhos. Espero que a sua semana esteja sendo e continue ótima, amiga; obrigado.

21 de maio de 2015 às 12:58  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em revê-la, Garça amiga! E concordamos: há sempre que dar lugar ao sonho. Obrigado, bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 12:59  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Helena: hoje, a insatisfação até parece ser uma regra... infelizmente! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:01  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu: todos temos momentos bons e ruins... e é nestes últimos, que mais precisamos ter forças e acreditar na Vida! Obrigado, bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:02  
Blogger O Árabe disse...

Alegria com a sua volta, Vanusa! Espero que tenha resolvido tudo a contento, amiga; bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:03  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria a sua visita, Tina! E me espere por lá; não posso ficar ausente dessa festa! :) Bom resto de semana, amiga; obrigado.

21 de maio de 2015 às 13:04  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Irene! A luta está em não permitir que esses momentos se tornem horas!... :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Marina, pela gentileza e amizade. E adorei a simplicidade da receita: acordar toda manhã, admirar a luz da janela e agradecer a Deus por mais um dia! Bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:07  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Piedade: insatisfeito por natureza. O truque está em dimensionar essa insatisfação. :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:09  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Ailime, por toda a sua amizade e gentileza! Bom resto de semana, amiga.

21 de maio de 2015 às 13:11  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos, Vera: só assim a insatisfação nos pode ser útil! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:13  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Luma: exercitar a esperança é manter a alma livre e pronta para novos voos! Bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:14  
Blogger O Árabe disse...

Esse, São, talvez seja o maior perigo: quando a insatisfação se junta à cobiça! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

21 de maio de 2015 às 13:17  
Blogger MARILENE disse...

É preciso se satisfazer com pequenas vitórias, pequenas conquistas, pequenos presentes. Desejar algo mais não é errado, desde que se aproveite, prazerosamente, o que se tem. Abraço.

21 de maio de 2015 às 15:58  
Blogger Unknown disse...

KKKKKKK leigo você??? Eu não sei o que sou, kkkkk Meu amigo querido, desde já, um final de semana com tudo de lindo pra você, de verdade, de coração! Grande abraço e muito obrigada!

22 de maio de 2015 às 09:13  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Marilene! As pequenas conquistas de cada dia constituem o alicerce das grandes vitórias de amanhã. Bom fim de semana!

22 de maio de 2015 às 11:00  
Blogger O Árabe disse...

Mas eu sou mesmo, Maria Luzia! Mal consigo colocar os posts e as músicas, e assim mesmo porque amigos ajeitaram o blog para mim! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana.

22 de maio de 2015 às 11:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky