O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

AS PALAVRAS E AS SEMENTES


Ensina um antigo ditado que as palavras são levadas pelo vento.
E assim é. Porém, é isso que também acontece ao pólen; entretanto, são os seus humildes grãos que, ao cair em solo fértil, perpetuam a vida e fazem nascer novas plantas.
E assim são as vossas palavras; cada uma delas é uma semente que, ao ser acolhida pelos corações daqueles que vos ouvem, faz brotar novas ideias e novos conceitos.
Como as sementes, todavia, nem todas as palavras são benéficas; e, embora sejam levadas igualmente pelo vento, existem entre elas as que geram os bons e os maus frutos.   

Atentai ao que dizeis. Pois não é ao solo que cabe escolher as sementes  que recebe, mas ao semeador que as lança; é vossa a responsabilidade pelas ideias que despertais.
Vigiai as vossas palavras. Porque não tendes a obrigação de serdes sábios, mas deveis cuidar de serdes bons; divulgando os bons sentimentos, ajudais a criar um mundo melhor.
Buscai, portanto, que as vossas palavras semeiem o amor e não o ódio; o entendimento e não a discórdia; a solidariedade e não o egoísmo; a humildade e não a presunção.
Não é a ira que deveis semear, mas a tolerância; nem a vingança, mas o perdão; nem a dúvida, mas a confiança. Não tendes o direito de ofertar senão aquilo que desejais receber.  

Praticai o bem. E tende presente que também com palavras o podereis fazer; muitas vezes, uma simples palavra de afeto afasta a solidão e reconforta o coração que sofre. 
Como a bússola que aponta o norte, a palavra certa pode indicar o caminho ao viajante que dele se havia afastado; ou devolver o sorriso ao rosto por onde a lágrima escorre.

Contudo, ninguém pode dar senão daquilo que tem em si; a flor lança ao ar o seu doce perfume, mas sobre o pântano estagnado predomina o cheiro acre da decomposição.
Recordai, portanto: se desejais mudar aquilo que vos cerca, é em vós que deve começar a mudança; porque não podereis pregar a concórdia, se em vós abrigais a revolta.
Não semeareis a convivência, se vos deixardes dominar pela inveja; nem podereis falar de paz, se em vosso interior vive a inquietude; não semeareis a fé, se viveis na descrença.
Antes de espalhar as vossas palavras, buscai cultivar em vós as boas mudas. Porque, uma vez que estejam enraizadas, também as suas sementes serão levadas pelo vento.
E espalharão o Bem ao vosso redor.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AS VOSSAS DESILUSÕES



Lamentais as vossas desilusões.
E este direito não vos cabe; porque vós mesmos as semeais, ao cultivar as vossas ilusões. Pode reclamar o homem que desejava tâmaras, ao colher as ameixas que plantou?
Recordai sempre que estais sós, quando chegais a este mundo; e sós estareis, quando dele vos fordes. Esta é a vossa maior verdade e por isto a solidão é o vosso medo maior.
Cada um de vós necessita caminhar e escolher o seu caminho. Ninguém aprende a repartir o pão, senão quando percebe que mais dolorosa do que a fome é a tristeza de comer só.        
As desilusões são o vosso maior patrimônio. Porque cada uma significou para vós um novo aprendizado; e se fordes sensatos, por certo não havereis de repetir o mesmo erro.
Se o repetirdes, merecereis que se repita também a desilusão. Porque o ferimento dói a cada vez que reabre; é só quando se forma a cicatriz, que mais resistente se torna a pele.
Tomai consciência do que realmente sois e sabereis que a ninguém podeis ofender, senão ao vosso verdadeiro Eu. É apenas sobre ele, que recai o peso das vossas falhas.
Agradecei as vossas lágrimas; não porque sejam a expiação de pecados, pois este é apenas um conceito vosso e nenhuma de vossas ações ofenderá o Coração do Universo.
Agradecei, porque as lágrimas de hoje evitarão o sofrimento de amanhã, se aproveitardes a lição. Se no solo molhado do vosso coração germinar a semente do aprendizado.
Pois, como a aridez do deserto é necessária para que brote o cacto, apenas o sofrimento é capaz de ensinar-vos. E necessitais aprender sempre, para chegar ao Conhecimento.
Assim, o amante desprezado aprende a não depender de alguém para ser feliz; e aquele que conhece a dor da traição, escolherá melhor a quem entregar a sua confiança.
É com o sofrimento da pobreza, que o esbanjador aprenderá a não dilapidar o seu patrimônio; e com as agruras da doença, que o displicente aprenderá a cuidar da saúde.
É preciso que o mentiroso seja desmascarado, para descobrir que é melhor dizer a verdade; e é na saudade que se descobre a importância das pessoas que se ama.
É nos momentos de desespero, que o incrédulo percebe o valor da Fé; e é em meio ao desamparo, que se pode avaliar o reconforto que traz um abraço amigo e sincero.
Não lamenteis, portanto, as vossas desilusões. Vede-as, antes, como ferramentas do aprendizado. E utilizai-as, como pedras que são, para pavimentar o vosso caminho.
Até o Conhecimento. 

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smile.mid
   

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ESCOLHA SER FELIZ

Escolha ser feliz.
Desabafe; não cale as suas tristezas, nem as suas dores. Por mais forte que seja a represa, a água acumulada pode um dia transbordar e arrasar o que está ao seu redor.
Escolha deixar no passado as amarguras de ontem. O seu coração precisa estar limpo, para viver as alegrias do hoje e aproveitar as oportunidades que lhe trará o amanhã.
Não desanime com as dificuldades; procure as melhores maneiras de superá-las. O homem não aprenderia a construir pontes, se não  tivesse necessidade de vencer abismos.
Não reclame do seu trabalho; procure fazê-lo do melhor jeito que lhe for possível. Porque nenhuma colheita será farta, se não for bem cuidada a terra onde estão as suas raízes.       
Não se angustie com as pequenas derrotas, mas comemore com toda alma as suas vitórias, por menores que pareçam ser. As grandes escadas são vencidas degrau a degrau.
Lembre-se: ninguém pode ter tudo o que quer. Mas viver angustiado pelas coisas que lhe faltam é, muitas vezes, o caminho mais curto para perder aquilo que você já conseguiu.  
Não acorrente sua alma cultivando o rancor, ou arquitetando planos de vingança. Aprenda a perdoar, para que ela possa ser livre e seguir em frente, sem os grilhões do ódio.
Procure amar todos que o cercam. Tendemos a ver as pessoas de acordo com o que sentimos por elas; e é bem melhor viver num jardim florido, do que em um deserto inóspito.
Respeite as pessoas; sobretudo, evite magoar aquelas que amam você. Às vezes preferimos renunciar à beleza da rosa, do que suportar as dolorosas picadas dos espinhos.
Viva intensamente os seus amores; só assim, desfrutará de tudo que podem oferecer. Mas lembre-se de que não são senão sonhos e para todo sonho um dia chegará o despertar.  
Escolha a confiança, apesar das traições que possa sofrer. É melhor arriscar-se a ser enganado, do que atravessar em perpétuo sobressalto todos os dias da jornada.
Não espere demais das pessoas. Cada um tem os seus próprios limites e quando a gente começa por achar alguém melhor do que é, terminará julgando-o pior do que na verdade é.
Não tenha medo do futuro; apenas, prepare-se para ele. Temer o que ainda poderá vir a acontecer, é como encolher-se de medo da chuva e não aproveitar o calor do sol.
Acredite, sempre.  Porque acreditar é a base para tornar possíveis todas as conquistas, por mais difíceis que pareçam. Ninguém consegue realizar senão aquilo em que acredita.
Não permita que  a sua paz ou a sua felicidade dependam de outros. Não é sábio o homem que entrega a alguém a guarda do seu destino, nem dos seus bens mais valiosos.
Pratique a honestidade e a verdade, não apenas com os bens e as palavras, mas também com os sentimentos. É muito mais fácil viver, quando as pessoas confiam em você.
Não permita que o arrependimento o torture, nem culpe os outros pelas consequências de suas escolhas. Você tem o direito de decidir e o dever de assumir os seus atos.
Não deixe que outras pessoas decidam os caminhos que você deverá seguir. São os seus pés que enfrentarão as pedras e as suas mãos que colherão os frutos, ao fim da jornada.
Escolha ser feliz. Escolha viver.
Música: 

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky