O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

OS SONHOS E AS DESILUSÕES


Eu vos tenho dito que deveis cultivar os vossos sonhos.
Porque os sonhos são os pais da Esperança. E é ela que sustenta os vossos passos, quando o cansaço vos domina e vos faltam as forças, para que possais prosseguir em vossa jornada.
Cuidai-vos, entretanto, para que os sonhos não vos dominem; nem venham a tolher a vossa visão, levando-vos a enxergar o mundo e as pessoas diferentes daquilo que realmente são.
Apenas em vossos sonhos, podem existir virginais princesas de grande beleza e pureza de alma; ou audazes e gentis cavaleiros que em belos corcéis enfrentem todos os perigos, por amor a suas donzelas.
Apenas em vossos sonhos, existem fadas delicadas e pequeninas. Ou gênios da lâmpada, dragões, unicórnios, gnomos e elfos; ou bruxas que montadas em suas vassouras voem à noite sob um intenso luar.
Apenas em vossos sonhos, o duende guarda um pote de ouro no fim do arco-íris; os mares se abrem à vossa passagem e os sapos mais feios se tornam belos príncipes, pela magia simples de um beijo.
Apenas em vossos sonhos, existem o elixir do amor eterno, a fonte da juventude, ou o cálice que cura todos os males. Só em sonhos, abóboras viram carruagens e poções realizam  os vossos desejos.
Para o vosso próprio bem, cuidai de não vos deixardes levar por sonhos absurdos. Porque aquele que se dedica a buscar o que não existe, nada pode encontrar em seu caminho senão a desilusão.
E não é sábio o homem que desdenha o testemunho de seus olhos e da sua inteligência, para acreditar em mentiras, como se assim as coisas pudessem ser como ele gostaria que fossem e não como são.
É bem verdade que, em vossos sonhos, podeis desfrutar de um mundo encantado. Não deveis, entretanto, crer que ele possa existir; ou a realidade decerto vos trará o mais doloroso despertar.
Sede, sim, generosos com vossos sonhos; pois são eles que vos permitem passear entre as estrelas. Cuidai, porém, que os vossos pés permaneçam sobre o solo, enquanto voa livre a vossa alma.
É de corpo e alma que sois feitos, enquanto caminhais sobre a terra. E se este é o vosso dilema, é também a vossa solução. Mas não vos podeis entregar apenas a um, ou o outro cobrará a sua parte.
É através dos sonhos, que a vossa alma renova as suas energias. Porque é na Mansão do Amanhã, que mora o vosso verdadeiro Eu; e a Esperança é a chave encantada que abre as suas portas.
É na realidade, todavia, que vivem os vossos corpos. E necessitais de uma âncora a prender-vos ao hoje; outra não é a função das desilusões que surgem a espaços em vossos caminhos.
Cuidai, portanto, para que não vos levem muito alto as asas dos sonhos.
Ou mais dolorosa será a vossa queda, a cada desilusão.

Música: 
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_autumn_rose.mid

Amigos, agradeço a opinião de vocês sobre este vídeo:  http://youtu.be/nwlFhBYYkjU
É importante para o nosso projeto. 

UPGRADE, EM 04/08/2014: Só para agradecer a vocês, amigos. O vídeo cujo  link postamos aí em cima, tem hoje mais de 180 visualizações.  OBRIGADO! MUITO OBRIGADO! 

48 Comentários:

Blogger chica disse...

Até para sonhar temos que deixar nossos pés no chão...Sonhar, mas não extrapolar para não nos desiludir.Parcimônia e equilíbrio sempre fazem bem! abraços,chica

2 de agosto de 2014 às 07:00  
Blogger Rô... disse...

oi meu amigo,

costumo dizer que minha cabeça e meu coração moram nas nuvens,
mas meus pés estão sempre fincados no chão...
amei te ler...

beijinhos

2 de agosto de 2014 às 08:54  
Blogger Mariazita disse...

Olá, Árabe
O sonho faz parte da vida, e sem ele tudo seria muito menos interessante.
Contudo... até para sonhar é preciso ter os pés bem assentes na terra.
Sonhar demasiado alto ou com coisas que têm todas as condições para não passarem de sonho... só pode trazer desilusões e desgostos.
Sonhar, sim, mas com moderação :)

Óptimo texto, como de costume.
Beijinhos

2 de agosto de 2014 às 12:25  
Blogger Fá menor disse...

Como estás certo, meu amigo.

"Cuidai, porém, que os vossos pés permaneçam sobre o solo, enquanto voa livre a vossa alma."...

Sim.

Abraço.

2 de agosto de 2014 às 15:35  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Sabe Árabe; as vezes ainda bem não tiramos os pés do chão em algum sonho, já nos deparamos com a tristeza de não ser o que de fato queríamos. E, se sonhamos que ao atravessarmos a longa noite, alcançaremos o príncipe encantado, no primeiros raios da aurora, descobrimos que nele existe outra face. Não a de quem gostaríamos que fosse; e os sonhos se transformam em pesadelos, angustias...
Árabe, ontem ficamos sem luz por longo tempo, nem vi a hora que voltou e hoje, estive aqui algumas vezes, e não consegui ler direito, porque é difícil ler e não chorar. Ler e não senti uma dor enorme!
A imagem e a musica também tocam muito!
Bom fim de semana! Beijos

2 de agosto de 2014 às 16:37  
Blogger Daniel C.da Silva disse...

Belíssimo... Como uma linha ténue entre sonho e realidade, chamando a atenção para a urgência desta, sem descuidar a importância da outra, numa conversa quase pedagógica de quem alerta sem retirar o sonho...

Um abraço

2 de agosto de 2014 às 21:57  
Anonymous Anônimo disse...

Para o vosso próprio bem, cuidai de não vos deixardes levar por sonhos absurdos. Porque aquele que se dedica a buscar o que não existe, nada pode encontrar em seu caminho senão a desilusão.

Sabe Árabe, tenho os meus sonhos como todo o ser humano, mas com eles sou um pouco severa. Procuro ver com clareza o que vale a pena alimentar. Acho que sonhar tem muito a ver com o nosso estado emocional, o nosso lado carente. Penso eu que, o sonho e a carência, caminham de mãos dadas, aí é onde mora o perigo do sofrer, se não houver o equilíbrio, a maturidade, o cuidado preciso, coisas que aprendemos com o passar do tempo, com a chegada das lindas idades, kkkkk de forma muito natural. Belíssimo texto, musica e imagem, amei!!! Tenha uma maravilhosa semana e mais uma vez, o meu muito obrigada!

3 de agosto de 2014 às 16:08  
Blogger Ilca disse...

Olá amigo!
Quanta beleza e aprendizado neste texto! Vc está completamente certo, sonhar é importante, mas é preciso ter equilíbrio e bom senso.
Como sempre, muito bonitas e sábias tuas palavras!
Abraço.

3 de agosto de 2014 às 21:16  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Olá amigo, Árabe,belíssimo poema, lembrei do pensamento de William B.Yeats "Espalhei meus sonhos aos seus pés.Caminhe devagar, pois você estará pisando neles." Falar sobre sonhos, não se consegue definir o sonho de cada um de nós. No entanto, é bom sonhar.Vivemos através de muitos sonhos.Tenha uma linda semana! Grande abraço!

4 de agosto de 2014 às 13:34  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Sonhar sempre, é preciso, mas estas âncoras podem arrancar as asas. Tem toda razão. Belo texto, como sempre!

4 de agosto de 2014 às 16:32  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Sobre o vídeo, ficou muito lindo!
Imagem, El Condor Pasa, voz e é claro, o texto! Parabéns!

4 de agosto de 2014 às 16:35  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Bom é ter a cabeça nas nuvens e os pés fincados no chão...
O Árabe, saúde, paz e um beijo!

4 de agosto de 2014 às 16:54  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Meus sonhos são tão possíveis!! O grande lance é entender que nada cai do céu e que tornar um sonho real, é preciso ir à luta e isso quer dizer, sair das nuvens! :)
Beijus,

4 de agosto de 2014 às 20:25  
Anonymous Anônimo disse...

Acabei de ver o Vídeo do Projeto que havia falado, vi duas vezes, porque gostei demais!!! Simplesmente maravilhoso, tudo na mais perfeita harmonia com a Natureza. BOA SORTE Árabe, com o Projeto!!!

4 de agosto de 2014 às 21:07  
Blogger São disse...

Sonhar , sim...mas sempre sem perder a noção da realidade que nos cerca, tens razão.

Excelente semana, Swami :)

5 de agosto de 2014 às 16:08  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Querido Árabe, sonho e realidade, na minha humilde opinião, são os dois lados da mesma moeda. Sonhar é preciso, mas viver antenado com a nossa realidade é algo muito sério. A realidade também nos traz muitos ensinamentos e até uma grande dose de inspiração.
Obrigada mesmo pela sua presença no nosso espaço e saiba, gosto muito das suas sábias considerações. Quanto ao seu trabalho no Youtube, por enquanto não posso assisti-lo, meu pc está com problemas de áudio, mas logo, logo, vamos resolver isso.
Abraço carinhoso!!!

5 de agosto de 2014 às 17:30  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Bem verdade. Sonhar é o que nos move e impulsiona, porém é preciso que nossos sonhos sejam palpáveis e realizáveis, sob pena de vivermos frustrados e desiludidos.
Podemos até manter a cabeça nas estrelas, mas desde que nossos pés estejam bem fixos ao chão.

Linda a música, que adoro.

Feliz semana.

Abraço. (Obrigada!)

5 de agosto de 2014 às 21:20  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

eu costumo dizer "que seria da vida sem sonhos", mas concordo com todo o teor do texto.
sonhar mas saber discernir o sonho da realidade.
uma boa semana.
um beijo

:)

6 de agosto de 2014 às 06:39  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Tens toda a raão é incrivel como até os sonhos, se não tivermos cuidado de podem corremper...
O sonho comanda a vida, mas por vezes é facil esquecer isso!

Bjxxx

6 de agosto de 2014 às 13:59  
Anonymous Helena disse...

Confesso, meu amigo, que muitas vezes me deixei levar para o mundo dos sonhos e lá fiquei sem nenhuma vontade de deixar que os pés pousassem... Só quando o solo embaixo dos meus pés se tornou menos árido foi que consegui pisar o chão. Comodismo? Aceitação? Muitas vezes, quando a realidade se apresenta tão cruel, é necessário se refugiar num mundo onde o sonho nos faz suportar as agruras maiores...
Ficam sorrisos e estrelas com meu carinho,
Helena

6 de agosto de 2014 às 16:42  
Blogger MARILENE disse...

Sonhos impulsionam, estimulam, nos levam a atitudes que podem abrir caminhos. Mas até para sonhar é preciso ter juízo e uma boa noção da realidade e de nossas verdadeiras possibilidades. Abraço.

7 de agosto de 2014 às 15:39  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Mais um texto muito bom que o
amigo coloca à nossa disposição.
Gosto imenso de ler o que o amigo
aqui insere.
Bj.
Irene Alves

7 de agosto de 2014 às 16:03  
Blogger O Árabe disse...

Por aí, Chica... com certeza, é bem por aí! :) Bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 09:49  
Blogger O Árabe disse...

E essa, Rô, é a combinação perfeita para uma vida melhor. :) Bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 09:49  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você resumiu muito bem, Mariazita: sonhar, sim, mas com moderação. Obrigado, bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 09:51  
Blogger O Árabe disse...

Mas, aqui pra nós, Fa, vou te confessar: é algo que tenho dificuldade para fazer. :) Bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 09:52  
Blogger O Árabe disse...

Assim é. Olhos de Mel: apenas em nossos sonhos, existem princesas e príncipes. Pessoas são pessoas, com defeitos e qualidades; mas a vida nos ensina isso. :) Bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 09:54  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Daniel. Pouco nos restará, se abandonarmos os sonhos. Meu abraço, amigo; bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 09:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Anônima e acho que você está certa: talvez os sonhos sejam uma forma de suprir as nossas carências... quem sabe? :) Bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 09:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ilca, pela generosidade e amizade de sempre; bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 09:58  
Blogger O Árabe disse...

Magnífico o Yeats, não, Marli? E concordo com você: vivemos através de sonhos. Obrigado, bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 10:00  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Claudinha. E, embora eu seja suspeito para falar, vou corroborar suas palavras: o vídeo ficou muito bom; o trabalho do Sérgio é fantástico! Bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 10:01  
Blogger O Árabe disse...

Bom? Não, Shirley... é ótimo! :) Bom fim de semana, obrigado.

8 de agosto de 2014 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Luma! É o trabalho que realiza os sonhos. Bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Anônimo. Em breve iremos postando novos links aqui. Afinal, são vocês que fazem o sucesso. Acredita que o vídeo já tem mais de 370 visualizações? Graças a vocês! Bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 10:04  
Blogger O Árabe disse...

Conciso... e perfeito, São! É isso, sim: não perder a noção da realidade. Bom fim de semana, minha amiga!

8 de agosto de 2014 às 10:05  
Blogger O Árabe disse...

É isso, sim, Vanuza: também nos podemos inspirar na realidade. Espero que o PC já esteja bom, e garanto: você vai adorar o vídeo! :) Bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 10:06  
Blogger O Árabe disse...

Esse é o segredo, Piedade... e como é difícil! :) Obrigado, bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 10:11  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Vera: os pés bem firmes no chão previnem as desilusões. Obrigado a você, amiga; bom fim de semana, fique bem... e conte sempre conosco!

8 de agosto de 2014 às 10:12  
Blogger O Árabe disse...

É Isy... como é fácil nos deixarmos levar por eles! Obrigado, bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 10:13  
Blogger O Árabe disse...

Acredite, Helena: todos fazemos isso. Às vezes, sim, nos ajuda a viver. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 10:13  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Marilene: os sonhos nos abrem caminhos... que podem nos levar a desilusões, infelizmente. Bom fim de semana, amiga; fique bem, e conte sempre conosco.

8 de agosto de 2014 às 10:15  
Blogger O Árabe disse...

E gostamos imenso da sua presença, Irene! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

8 de agosto de 2014 às 10:16  
Blogger Elizabeth F. de Oliveira disse...

Árabe,
tens nas mãos a profecia das palavras certas, o abrigo perene da alma, a lume inevitável do ser.

Cada vez que aqui venho, não deixo de me surpreender com tamanha beleza e sabedoria.

Meu abraço de Luz!

8 de agosto de 2014 às 18:08  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
TEU TEXTO NOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DE CULTIVARMOS SONHOS, MAS, MANTENDO SEMPRE OS PÉS NA VERDADE E NA REALIDADE, O QUE NOS LEVA AO EQUILÍBRIO, PARA QUE AO TÉRMINO DE ALGO QUE FOI MUITO ACALENTADO, SAIBAMOS, QUE AS DESILUSÕES, TAMBÉM FAZEM PARTE DE NOSSA VIVÊNCIA POR ESTE PLANO E NÃO FAZERMOS DA FRUSTRAÇÃO UMA TRAGÉDIA.
]MUITO LINDO TEU TEXTO E DE GRANDE IMPORTÂNCIA TUAS VERDADES.
ABRÇS AMIGO.
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

8 de agosto de 2014 às 18:45  
Blogger O Árabe disse...

Também me surpreendes sempre agradavelmente, Elizabeth, com tua gentileza e amizade. Obrigado, bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 19:14  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Zilani: precisamos saber que as desilusões também fazem parte da vivência. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

8 de agosto de 2014 às 19:15  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Pois é!Mas eu sonho baixo...nem sei serão sonhos!Será que aquilo que escrevo são sonhos?Aquilo que penso serão sonhos?

Ele tinha um sonho...

Beijinho doce

13 de agosto de 2014 às 17:58  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky