O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O CAMINHO E O NOVO ANO



Aguardais o novo ano, como a criança anseia para abrir o belo presente.


Um novo começo se delineia em vosso horizonte. A jornada prossegue; novos dias se seguirão a novas noites, e as flores voltarão a cair, para que surjam novos botões.


Muitas outras vezes havereis de chorar e de sorrir, enquanto transcorrer o novo ano. Amores poderão desaparecer e outros surgirão em vossos caminhos.


Novas esquinas precisareis dobrar, em vossa jornada. E os erros e os acertos das vossas escolhas vos acompanharão, durante algum tempo, como fantasmas do passado.


O ano que surge é para vós o futuro, e faz renascer as vossas esperanças; o ano que se vai começa a distanciar-se no passado, e em breve não existirá senão em vossas lembranças.


Mais uma vez, me encanta a vossa capacidade de acreditar. E mais uma vez me espanta a vossa facilidade de esquecer. E de ambas necessitais, para prosseguirdes em vossa jornada.


Porque não acreditaríeis nos sonhos do futuro, se não esquecêsseis as desilusões do passado. E é a esperança de uma vida melhor, que vos faz seguir em frente.


Recordai, entretanto, que é vossa a escolha. E, embora a ninguém seja dado um caminho sem obstáculos, é de cada um de vós que dependerá a sua própria jornada.


Escolhei a sinceridade, ou lamentareis as mentiras; professai a tolerância, e encontrareis a paz; abandonai os preconceitos, e conhecereis a fraternidade e a companhia.


Buscai o amor, e não temereis a solidão; sede generosos, e não vos afrontará a miséria alheia; aprendei a perdoar, e vos será poupada a tortura do ressentimento.


Vencei os vossos medos, e descobrireis a liberdade; aprendei a entender a Vida, e não vos assustará a morte; encontrai a fé em vossa alma, e não temereis o desconhecido.


Vivei cada minuto, como se fosse o vosso último; porque não sabeis qual deles o será. É assim que mais intensamente desfrutareis da felicidade, e mais facilmente vencereis a tristeza.


O importante não é o destino, porque a ele fatalmente chegareis; mas o caminho, porque o necessitais percorrer e quanto mais agradável o fizerdes, melhor será para vós.


O mundo não irá mudar, apenas porque se inicia um novo ano. É em vós que as mudanças deverão ocorrer, para que à vossa volta se possam espalhar; a cada um de vós, cabe realizar os próprios sonhos.


Tende presente esta verdade. E mais feliz será para vós o novo ano.


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL




Há dois mil anos, vos foi deixada a maior das mensagens.


Entretanto, a transformastes em bolas coloridas e árvores cobertas de luzes cintilantes; em trocas de presentes e belos cânticos, que falam do que não professais.


Em abraços entre os vossos amigos e os membros da vossa família, na segurança e no conforto dos vossos lares; em lauta ceia e copiosos brindes, entre risos alegres.


Enquanto, nas ruas, mendigos choram de fome e de frio; crianças não têm outras luzes que as frias lâmpadas dos postes, nem aguardam presentes que a vida lhes nega.


Comemorais o nascimento de Cristo.


E por que o fazeis, se às Suas palavras negais os vossos corações? Se ainda hoje são felizes os pobres que dispõem de uma manjedoura para o berço humilde?


Se homens se matam, em nome de crenças e raças, de diferenças sexuais, de preconceitos e ódios arraigados? Se a fraternidade continua a ser um sonho distante?


Como as avestruzes da lenda, enterrais na areia as vossas cabeças. E não vedes que a miséria dos casebres gera a violência que amedronta as vossas ruas e ameaça as vossas casas.


Não vedes que o desamor é, talvez, o maior dos vossos males. E a indiferença para com os vossos irmãos é a indiferença para com o vosso próprio futuro.


Pois é juntos que caminhais. E ninguém concluirá a sua jornada, enquanto alguém ainda estiver no caminho; como ninguém conhecerá a paz, enquanto a guerra estiver à sua porta.


Deixai-me dizer-vos, entretanto, que deveis, sim, festejar o Natal.


Porque, ao menos, nesta época um frêmito de amor percorre o mundo; a palavra solidariedade ecoa em vários idiomas e a humanidade se inclina ao perdão e à tolerância.


E necessitais praticar o Amor. Ainda que seja em vossos lares, entre os vossos amigos e os vossos parentes. Porque é assim que ele ganhará os vossos corações.


E um dia se expandirá para as ruas; e cobrirá todos os homens, afastando o frio e a fome. Todas as crianças receberão presentes, e em seus olhos brilhará a luz da esperança.


Então, em todo o mundo haverá a paz. E por todo o mundo será Natal.


Em todos os dias.


Na próxima sexta-feira, não haverá postagem. Assim, quero desde já desejar boas festas aos amigos, com paz, harmonia e muito amor. FELIZ NATAL!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

AS FLORES E AS PEDRAS

Cuidais, acaso, que apenas flores possam existir em vossos caminhos?


Sabei, então, que assim jamais será. Porque os aromas e as cores das flores nada vos ensinarão, senão o culto à beleza e o encanto da poesia.


São as pedras que, ao magoar os vossos pés, vos ensinam as mais valiosas lições. Porque o conhecimento não brota, senão no coração irrigado pela água salgada e bendita do pranto.


Acostumai-vos, portanto à tristeza; muitas serão as vezes em que a recebereis em vossos corações. E é preciso que capteis as suas mensagens, ou mais vezes voltará a vós.


Que não vos preocupe, entretanto, esta verdade. Porque também a alegria estará convosco, em vários instantes da vossa vida. E nela encontrareis a força para superar a tristeza.


De flores e pedras, é formado o caminho. E é preciso que assim seja, para que proveitosa se torne a vossa jornada; pois nenhuma planta cresceria, sem que o sol e a chuva fizessem germinar a semente.


Sede gratos ao Universo, pelas vossas alegrias. E cuidai de sorver até a última gota a taça da felicidade; assim, a vossa boca se adoçará o bastante para superar o fel do sofrimento.


Lembrai-vos, todavia, de agradecer também as vossas tristezas. Porque o homem não aprenderia a construir pontes, se não existissem abismos em seus caminhos.


Desfrutai de cada um dos vossos sorrisos. Assim, conhecereis o sabor da alegria e o valor da felicidade; e tudo fareis para mantê-las junto a vós.


Absorvei, porém, todo o ensinamento contido em cada lágrima; para que não venhais a repetir os vossos erros, trazendo de volta o sofrimento que podeis evitar.


Pedras sempre existirão em vossos caminhos. E, embora muitas vezes não as possais evitar, ensina a sabedoria que delas busqueis desviar-vos, para prosseguir em vossa caminhada.


Porque não seria sensato o viajante que, após conhecer a tortura da sede no deserto, se arriscasse em nova jornada, sem que cheio estivesse o seu cantil.


Guardai-vos, portanto, de esquecer os vossos sofrimentos. Ou decerto repetireis os vossos erros, e mais uma vez a tristeza magoará os vossos corações.


Cultivai as vossas flores, mas conservai a lembrança das pedras que no passado encontrastes.


É assim que mais fácil se tornará a vossa jornada.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EM TODA HISTÓRIA DE AMOR



Cada amor tem a sua própria história.

E cada uma é única em si mesma, embora todas se assemelhem. Como as estrelas do céu noturno para o viajante, que por elas se orienta ao atravessar o deserto.

Ou como as ondas do mar, que ao sabor dos ventos carregam o barco errante, onde cada um sonha o seu sonho e imagina os encantos do porto que um dia virá.


Porque é certo que o amor vos sustenta, enquanto percorreis o vosso caminho. E que alimenta os vossos sonhos, enquanto navegais no oceano da vida.

Sabei, porém, que ele vos fará derramar as lágrimas mais sentidas. Como fará brotar em vossos lábios os mais doces sorrisos e em vossos corações as mais belas canções.

Toda história de amor é feita de ilusões que acalentam e decepções que magoam. Assim vos alternais entre o paraíso e o inferno, ao sabor da vossa imaginação.

Pois em toda história de amor haverá de existir a paixão. E é ela que vos faz sonhar; e que vos traz a frustração e a revolta, quando não se realizam os vossos sonhos.


Porém, em toda história de amor, existirá também a ternura. Porque virá uma hora em que os corpos estarão saciados e buscareis a comunhão entre as vossas almas.

Em cada enamorado, existe um pouco de criança. Porque apenas a criança consegue acreditar nos seus próprios sonhos e vivê-los tão intensamente que sobrepujem a realidade.


Entretanto, existe também um pouco do adulto desencantado, que teme ver naufragar um novo sonho. E muitas vezes sufoca a alegria do presente, no medo do futuro.

Por isto, em toda história de amor é necessário que exista a amizade. Assim conhecereis a compreensão e enxugareis mutuamente as lágrimas que a paixão faça brotar.


Em toda história de amor, a Felicidade vos acena sorridente. E aceitais o seu convite, embora entre as pregas das suas vestes coloridas possa esconder-se o negro vulto da tristeza.

E é preciso que assim seja. Porque é através do amor que a Vida fala diretamente aos vossos corações. O amor está em vós; nas vossas almas, na vossa essência.


Na essência do Universo.


Ouça a música que inspirou a postagem: http://youtu.be/T2g1eBZUtKY.

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky