O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sábado, 2 de agosto de 2008

ESTAMOS JUNTOS

Muito vos tenho ouvido.

E, ao ouvir as vossas vozes, não posso ouvir os vossos corações. Pois as palavras do homem não traduzem os seus sentimentos, mas os seus desejos.

Por isto, às vezes preciso retirar-me um pouco. Para ouvir a mim mesmo.

Então, me julgais só. E me procurais, como se o vosso desejo de estar comigo pudesse ser a demonstração do vosso amor.

Entretanto, jamais estou só.

Ao estar comigo, posso estar convosco; pois as batidas do meu coração em nada se diferenciam do bater dos vossos corações.

E os meus pensamentos são como os vossos pensamentos.

Pois não sou diferente de vós. E, se o fosse, como poderia falar-vos? Algum de vós, acaso, pararia para ouvir-me?

Deteria a águia o seu vôo, para ouvir a cobra que rasteja?

Ou deixaria a toupeira de cavar, para ouvir o pássaro descrever o sol?

Não. Ninguém ouve senão aquilo que pode entender; como não procura senão o que lhe faz falta.

Por isto, os vossos ouvidos acolhem as minhas palavras. E os vossos corações se abrem ao meu coração.

Por isto, ouço a vossa voz a dizer as minhas palavras. E vos recebo no meu coração.

Pois não sou mais que um córrego, que alimenta o vosso rio; e, juntos, desembocaremos no oceano do Saber definitivo. De onde a água, em forma de chuva, voltará a cair e alimentar novos córregos, até que a terra esteja ensopada e a semente floresça.

De nada vos falo, senão do que tendes em vós.

E do que tenho em mim mesmo.

Por isto, deveis perdoar-me se às vezes me afasto; como poderia ouvir as vossas vozes, senão em meu coração?

Acaso me ouvis, senão em vós mesmos?

Não me julgueis só, pois, sempre estareis comigo. Não podeis deixar-me, assim como o mar não abandona a areia.

E não posso deixar-vos, assim como o molusco não abandona a concha que o envolve.

Como a tristeza não abandona a saudade.

Ou a esperança não se afasta do amor.

Trecho do livro "A Sabedoria de Hassan"

66 Comentários:

Blogger Eärwen disse...

Querido Amigo O Árabe

Aqui venho durante o meu retiro para poder beber a sábias palavras que partilhas conosco. São verdades tão fortes que somente com o coração é possível entende-las. Lemos, assimilamos e partimos, levando no coração a essência do que aqui saboreamos.
Que os Anjos da Sabedoria sempre te acompanhem e que tu possas estar aberto as mensagens que chega a ti em forma de vento suave...
Deixo então um presente, trecho de um livro, em forma de saudação das terras banhadas pelo deserto, que por certo acalma um pouco a saudade da alma.
"Curvando-se, levou a mão direita ao peito, tocando-o com o indicador,depois aos lábios,aos olhos e à fronte, saudando como era costume dos povos nômades do deserto, falando:
- Com meu coração, meus lábios, meus olhos e minha alma a vos servir."

Pérolas incandescentes de doces momentos entrego em tuas mãos.

Com carinho

Eärwen

3 de agosto de 2008 às 10:26  
Anonymous Anônimo disse...

Árabe! Acho que esse belíssimo texto fala por si. Pois apenas preciso repetir as suas palavras, (se assim me permitir), para fazê-las minhas: "Pois não sou mais que um córrego, que alimenta o vosso rio; e, juntos, desembocaremos no oceano do Saber definitivo. De onde a água, em forma de chuva, voltará a cair e alimentar novos córregos, até que a terra esteja ensopada e a semente floresça". Ou se original quisesse ser, transcreveria palavras ditadas, pelo meu coração, que é onde mais sinto, para estar a altura de comentar tão bela passagem.
Bom domingo e que a semana seja de realizações!
Beijos

3 de agosto de 2008 às 10:45  
Anonymous Anônimo disse...

Dizer mais o quê,ARABE??

Fico me perguntando de onde vc tira textos tão lindos??

Abraços e otima semana!

4 de agosto de 2008 às 10:35  
Blogger São disse...

A tua sabedoria é infinita, realmente?!
Bem hajas, Mestre!

4 de agosto de 2008 às 12:19  
Blogger Jaqueline Sales disse...

Belas e profundas palavras, meu querido Árabe. O que disse aqui, de forma simples e especial, me faz pensar que nem estamos tão longe e tampouco perto do que queremos e podemos ser.

BeijUivooooooooooosssssss da Loba

4 de agosto de 2008 às 15:13  
Blogger ~ Marina ~ disse...

E hoje, eu também não falarei muito, amigo, apenas quero te ouvir.

Um grande abraço!

4 de agosto de 2008 às 17:02  
Blogger Menina do Rio disse...

Estamos juntos. Em pensamentos e acções, porque as palavras muitas delas, são levadas pelo vento, mas os desejos contidos; esses prevalecem...

Um beijo

4 de agosto de 2008 às 17:52  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Desculpe ter invadido, mas o que li me tocou tanto que aqui estou a lhe parabenizar! Boa noite!

4 de agosto de 2008 às 18:22  
Blogger FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá meu querido Amigo Árabe, palavras sábias que nos dás a conhecer, reflétire pensarmos que temos algúem que pensa como nós!
Ao ler-te, enbora estejas a retirar trechos de um livro escrito por outrém, tu tens que te identificar com o autor, senão não o estavas a transcrever.
Isso para mim faz de ti um Homem sábio que eu adoro visitar... Muitos beijinhos de carinho e amizade e obrigada pela tua sensibilidade.
Fernanbdinha

4 de agosto de 2008 às 19:34  
Anonymous Anônimo disse...

A paisagem se aninhou no meu olhar e o texto se aconchegou no meu coração. Há muito para refletir, meu amigo, e eu te agradeço pelo presente da tua mensagem.

Flores, estrelas e sorrisos, para enfeitar os teus caminhos, um beijo no coração e o desejo de uma semana iluminada de alegrias.

5 de agosto de 2008 às 00:29  
Blogger Yvonne disse...

Faço minhas as palavras do DO.Você é uma maravilha.
Beijocas

5 de agosto de 2008 às 10:16  
Anonymous Anônimo disse...

Hoje procurei-te no início...
Gostei muito!
É revigorante ler estes textos.
Podes dizer-me quem é Hassan?
Beijos

5 de agosto de 2008 às 18:29  
Blogger . fina flor . disse...

eu nunca me sinto só :o), estou sempre acompanhada do amor que sinto pela vida e por tudo que me cerca.

beijos, querido

MM.

>>> obrigada pelo pouso na polêmica do canteiro

5 de agosto de 2008 às 22:37  
Blogger C Valente disse...

Tanta verdade contida
saudações amigas

6 de agosto de 2008 às 06:00  
Blogger Carla disse...

sábias palavras que aqui encontro sempre, mas mais do que isso uma paz e um retiro que não é fácil encontrar
obrigada pelo que dás
beijos

6 de agosto de 2008 às 12:52  
Blogger Benó disse...

O mar não abandona a areia.... e os teus ensinamentos sábios e amigos também não nos abandonam a nós, pequeninos e insignificantes bagos de areia deste cosmos imensurável.
Agradeço-te os pensamentos aqui expressos.

Abraços.

6 de agosto de 2008 às 16:14  
Blogger FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querido Amigo Árabe, passei para reler-te e deixar-te um beijão do tamanho do mundo,
Fernandinha

6 de agosto de 2008 às 18:33  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Eärwen! Bom fim de semana, amiga.

7 de agosto de 2008 às 12:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. Tenha um belo fim de semana, com muitas alegrias! :)

7 de agosto de 2008 às 12:35  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, DO? Eu creio que a beleza está, na verdade, no coração de vocês. :) Abraço, bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 12:36  
Blogger O Árabe disse...

Na verdade, São, os limites da minha sabedoria são bem estreitos. Infinita é a sua gentileza, amiga! :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 12:38  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Keila! Este é um caminho que apenas nós mesmos podemos limitar. :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 12:39  
Blogger O Árabe disse...

Como muitas vezes me sinto, Gerlane, diante dos teus versos. :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 12:39  
Blogger O Árabe disse...

Mais uma bela reflexão, Verônica! :)Obrigado, bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:28  
Blogger O Árabe disse...

Não há invasão, Vanusa: o oásis é nosso. Obrigado e volte sempre!

7 de agosto de 2008 às 14:29  
Blogger O Árabe disse...

Apenas um reparo Fernanda: obrigado pelas gentis palavras, mas o livro não é de terceiro, amiga; é do segundo, mesmo. :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:32  
Blogger O Árabe disse...

Desejo-te muitas alegrias, Beatriz: bem as mereces. :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:33  
Blogger O Árabe disse...

Não, Yvonne... vocês são! :) Mas obrigado, amiga. Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Perla. Quanto ao Hassan, a história é longa... mas estou pensando em contá-la no próximo post. :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:35  
Blogger O Árabe disse...

... e não há companhia melhor, não, Mônica? :) Bom fim de semana!

7 de agosto de 2008 às 14:36  
Anonymous Anônimo disse...

Sorvo como néctar suas palavras, necessito-as.

Estou de volta depois de um susto.

lindos dias poeta querido
beijos

7 de agosto de 2008 às 14:36  
Blogger O Árabe disse...

Grato, amigo Valente. Meu abraço, bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:37  
Blogger O Árabe disse...

Acredita, Carla: é a minha forma de agradecer o muito que recebo de vocês. Obrigado, bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:37  
Blogger O Árabe disse...

Uma alegria rever-te, Benó. E estás certa, sim: somos parte da areia que forma o tecido do Universo. :) Bom fim de semana.

7 de agosto de 2008 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fernanda. É sempre uma alegria contar com a tua presença.

7 de agosto de 2008 às 14:41  
Blogger O Árabe disse...

Uma alegria ver-te de volta, Clarinha, e votos de que o susto se vá sem deixar lembranças. Bom fim de semana, amiga!

7 de agosto de 2008 às 14:45  
Blogger mundo azul disse...

Obrigada, meu amigo!
Os textos que você nos traz, são sempre uma grande lição.
É um prazer imenso vir aqui em seu espaço...

Beijos de luz e o meu carinho!!!

7 de agosto de 2008 às 18:51  
Anonymous Anônimo disse...

Oie Árabe! Infelizmente estou comproblemas com o computador, mas aproveito a passagem por aqui pra desejar um bom fim de semana! Beijos

8 de agosto de 2008 às 15:55  
Blogger Tina disse...

Oi meu amigo!

Realmente: o mar não abandona a areia! Ler teus escritos é certeza de paz e de bons pensamentos.

Saudade, desculpe a ausência (não proposital) e tenha um lindo e feliz fim de semana - dos PAIS!

beijos querido, seja feliz.

8 de agosto de 2008 às 22:59  
Blogger Auréola Branca disse...

Olá...
Tudo bom?
Estou passando de malas prontas, para uma pequena viagem de férias. Prometo voltar em um piscar de olhos para acompanhar-te.

Gostaria que aceitastes o Prêmio que te oferto, e que encontra-se no meu blog. É de coração.

Até a volta.
Abraços.

9 de agosto de 2008 às 03:59  
Anonymous Anônimo disse...

Árabe !

Quanto tempo eu não vinha mais lhe visitar ! Perdi a conta do tempo !
Mas, você continua doce, leve e embalando nossa imaginacão com as palavras.
Saudade !

Susana

9 de agosto de 2008 às 05:05  
Blogger Eärwen disse...

Retorno aos poucos ao meu mundo e venho entregar em tuas mãos uma pérola incandescente de carinho Amigo.

Eärwen

9 de agosto de 2008 às 10:55  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigada pelo carinho querido amigo, estou melhor e o ar já mora no meu peito.


Feliz dia dos pais,

beijos

9 de agosto de 2008 às 20:07  
Blogger margarida já muito desfolhada disse...

"as palavras do homem não traduzem os seus sentimentos?, mas os seus desejos"

desculpe amigo árabe mas desta vez não sei se concordo...

"mas os seus desejos"

bem, vou pensar e ver se chego a uma conclusão...

um beijo

9 de agosto de 2008 às 21:40  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Belíssimo!Mais palavras estragariam tudo... Parabéns!

9 de agosto de 2008 às 21:57  
Blogger MoonLight disse...

Não estás só... :)... Tal como nós não o estamos!
Estamos sempre juntos, enquanto for a batida do coração que nos guia...
Belíssimo texto!
Esse livro do Hassan... É fabulástico! ;)
Bom fim de semana!
Bjs de Luz*

10 de agosto de 2008 às 09:22  
Anonymous Anônimo disse...

Passando, relendo, sorrindo, vendo a alma inebriar-se com a sabedoria de tuas palavras, amigo querido!

Uma semana onde teu olhar possa passear pelas alamedas da alegria, colher flores e estrelas, e encantar-se no sorriso dos irmãos que cruzarem o teu caminho.

10 de agosto de 2008 às 23:40  
Blogger Carol disse...

Aqui, sempre encontro mensagens de uma beleza e verdade enormes.

Beijinhos.

Eu estou de férias no Poetiz@r, mas em funções no Cont(R)a Corrente (http://nestepais.blogspot.com/ ).

11 de agosto de 2008 às 08:15  
Blogger Whispers disse...

Ola querido Arabe!

voltando de uma longa paragem com a vida e com o mundo.

com saudades te vim visitar, amigos os trago no coração mesmo que meu silêncio se tenha feito ouvir

como sempre teus posts dão que pensar, chego de alma vazia e parto de alma cheia
beijinhos de uma amiga distante
Rachel

11 de agosto de 2008 às 11:00  
Blogger Porcelain disse...

Os sentimentos dependem dos desejos e os desejos dependem dos sentimentos...

Eu também preciso retirar-me por vezes, para me ouvir a mim mesma... para que a minha voz se não confunda com a dos demais...

Quando estamos connosco, nunca estamos sós...

12 de agosto de 2008 às 16:58  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Zélia. É uma grande alegria, também, a sua presença em nosso o´sis.

13 de agosto de 2008 às 16:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Olhos de Mel. Que os problemas sejam passageiros, e breve o seu retorno! :)

13 de agosto de 2008 às 16:37  
Blogger O Árabe disse...

Não há ausência, Tina: os amigos estão sempre presentes em nós. :) Obrigado, bom resto de semana!

13 de agosto de 2008 às 16:38  
Blogger O Árabe disse...

Belas férias, Auréola. E de coração te agradeço o prêmio e amizade!

13 de agosto de 2008 às 16:40  
Blogger O Árabe disse...

Saudade também, Susana. Apareça sempre, amiga: o oásis é nosso!

13 de agosto de 2008 às 16:40  
Blogger O Árabe disse...

Espero em breve a tua volta, Eärwen e agradeço a tua amizade!

13 de agosto de 2008 às 16:41  
Blogger O Árabe disse...

Conserve-o aí, Clarinha... você faz muita falta aos seus amigos! :)

13 de agosto de 2008 às 16:42  
Blogger O Árabe disse...

Acredita, Margarida: na maioria das vezes, é o que acontece. Infelizmente... ;)

13 de agosto de 2008 às 16:43  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Claudinha. E acredite: as palavras de vocês sempre melhoram os nossos textos. :)

13 de agosto de 2008 às 16:44  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Moonlight... e parabéns pelo belo comentário! :)

13 de agosto de 2008 às 16:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Beatriz, pelas palavras amigas e por toda essa gentileza!

13 de agosto de 2008 às 16:46  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Carol. Breve, terei o prazer de visitar o teu novo endereço. :)

13 de agosto de 2008 às 17:45  
Blogger O Árabe disse...

Bem-vinda de volta, Rachel. É uma alegria rever-te em nosso oásis, amiga!

13 de agosto de 2008 às 17:46  
Blogger O Árabe disse...

Estás inteiramente certa, Porcelain Doll... é na solidão que conseguimos encontrar a nós mesmos.:)

13 de agosto de 2008 às 17:48  
Blogger SP disse...

E que sabedoria!!!

Simplesmente belo e denso.

Abraço.

16 de agosto de 2008 às 12:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, SP. És sempre bem-vindo ao nosso oásis!

17 de agosto de 2008 às 00:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky